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Sobre o Observatório

O Observatório Juventude e Educação Profissional e Tecnológica no contexto amazônico se vincula a uma das ações do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), com o objetivo em mapear, sistematizar, analisar e difundir informações sobre juventude e educação profissional e tecnológica, com interface na discussão sobre inclusão social e desenvolvimento regional no contexto amazônico. 

A proposta aqui apresentada consiste em um dos campos de atuação do Observatório que desenvolve investigação sobre os egressos de cursos técnicos de nível médio e propõe o seguinte problema de pesquisa: como os jovens egressos da educação profissional técnica de nível médio desenvolveram suas trajetórias profissionais? Para elucidar essa questão objetiva-se analisar a trajetória profissional dos egressos dos cursos técnicos de nível médio e sua articulação com o perfil de egresso definido nos projetos pedagógicos de curso. 

A população do estudo compreende os egressos do curso de informática nas modalidades integrado e subsequente dos campi da 1ª e 2ª Fase de Expansão da Rede Federal no Amazonas por meio do IFAM que compreende os municípios de Manaus (com dois campi – Campus Manaus Centro e Campus Manaus Zona Leste), Coari, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo e Tabatinga. Definiu-se como recorte temporal, para a realização dessa etapa do projeto, o período de 2013 a 2017 que corresponde aos primeiros egressos dos campi da 2ª fase de expansão do IFAM.

O Observatório foi iniciativa de docentes permanentes do IFAM que atuam no ProfEPT e se insere como uma das ações desenvolvidas na linha de Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos de Educação Profissional e Tecnológica que trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais.