Banco de Dados

Campi Investigado

Campi Investigado

Objetivando em mapear, sistematizar, analisar e difundir as informações sobre os egressos com interface na discursão sobre inclusão social e desenvolvimento regional no contexto amazônico, a população do estudo compreende aos egressos do curso de informática do IFAM, concebendo aos campi da 1ª e 2ª Fase de Expansão da Rede Federal do Amazonas situado em sete municípios.

Egressos por campus e modalidade de ensino

Representação de egressos por campus e modalidade.png

De acordo com o levantamento realizado com os dados disponibilizados pela Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) do Instituto Federal do Amazonas, os número totalizados correspondem a 1.009 jovens egressos nos registros das turmas dos respectivos campi, considerando ainda, as modalidades de ensino integrado e subsequente entre o período de 2013 à 2017.

Egressos por gênero e modalidade de ensino                

Representação de egressos por gênero e modalidade de ensino.png

Através da composição de dados gerados no observatório, a demonstração compõe uma distinção na representação dos homens e mulheres no ensino técnico de informática. No qual, em termos de diferenças sociais, as mulheres correspondem nas modalidade cerca de 32% subsequente e 42% integrado. 

Egressos por gênero e modalidade de ensino entre os campi

Proporção de egressos por gênero e modalidade de enino entre os campi.png

De modo complementar, os dados coletados evidenciam como a predominância masculina ocorreu nos campi entre o período dos cinco anos (2013 a 2017). Nesse caso, com exceção das turmas de Coari (integrado), em todos os Institutos Federais o gênero masculino constituí maior número entre os que frequentavam o curso.

Registro de egressos em plataformas

Registro de egressos em plataformas.png

Nesse contexto, foram desenvolvidas informações através das contribuições de dados fornecidos pela Plataforma Lattes e LinkedIn, possibilitando informações estratificadas, como: formação acadêmica, atuação profissional, projetos de pesquisa/extensão e produções científicas. No entanto, foi verificado o percentual de 40% dos egressos cadastrados no Lattes e 18% ao LinkedIn.

 

Dados obtidos por meio de projeto financiado pelo:

Programa de Apoio à Pesquisa - Universal Amazonas - Edital nº 006/2019 - FAPEAM