Trajetórias Acadêmicas e Profissionais
Inserção acadêmica representada por tipo de Instituição
Conforme os dados obtidos pela Plataforma Lattes, o perfil dos jovens egressos do Instituto Federal que atingiram o nível superior possuem o destaque por se condicionar na oportunidade de ingressar aos institutos e universidades públicas, sendo esta, uma inclusão extremamente significativa e fundamental para que as relações de desigualdades na educação sejam reduzidas. No entanto, foram identificados 351 egressos no ensino superior, no qual, 74% se fazem presentes em instituições públicas.
Inserção acadêmica por área de conhecimento
Explorando sobre a participação acadêmica obtida na trajetória dos egressos, é possível identificar a presença das 9 grandes áreas de conhecimentos estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De acordo com o indicativo, 37% dos egressos buscaram novos progressos nas áreas de conhecimento, além disso, é notável observar o número significativo entre os jovens que se direcionaram à área das Ciências Exatas e da Terra.
Projetos e Produções Científicas
Buscando reconhecer as experiências, aprendizados e soluções que contribuem na formação de um profissional mais integrado com as demandas da sociedade no contexto amazônico, foram investigados os envolvimentos de egressos no âmbito de projetos e pesquisas de ensino, pesquisa e extensão. Através dos dados extraídos da Plataforma Lattes, verifica-se que 9% dos egressos totais produziram experiências em projetos e em 9% em produções.
Atuação profissional dos egressos
O gráfico baseado na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE), revelam quais áreas de atuações são mais desenvolvidas pelos egressos do curso técnico de informática ofertado pelo IFAM. Em primeiro lugar, consta como destaque, o desenvolvimento no segmento da área de Informação e Comunicação.
Dados obtidos por meio de projeto financiado pelo:
Programa de Apoio à Pesquisa - Universal Amazonas - Edital nº 006/2019 - FAPEAM