Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > BOCA DO ACRE > Visita técnica estudantes de Administração 2023

Visita técnica estudantes de Administração 2023

por publicado: 08/08/2023 10h56 última modificação: 08/08/2023 11h13

Campus Avançado Boca do Acre realiza Visita Técnica com alunos do Curso de Administração

O Campus Avançado Boca do Acre realizou, entre os dias 04 e 06 de agosto, uma Visita Técnica com os discentes do Curso Técnico em Administração na forma Subsequente, na cidade de Rio Branco/AC. Além dos 22 discentes do referido curso, o diretor-geral, Guilherme Alves de Sousa, o pedagogo, Valdeci Morais, e os professores Pablo Marques da Silva, coordenador do curso, e Edimilson Barbosa Lima acompanharam a turma.

No primeiro dia da Visita Técnica, no período matutino, os discentes visitaram a empresa VLG Mens Wear, um caso de sucesso, que foi apresentada pelo gerente Ronaleudo Ronald, que palestrou sobre a história da empresa desde seu início, há 38 anos. Durante a palestra, Ronald explicou aos discentes sobre como as funções da Administração (planejamento, organização, direção e controle) são colocadas em prática na empresa.

No período vespertino, os discentes visitaram o IFAC/Campus Rio Branco. Lá, conheceram a Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre – INCUBAC/IFAC, que foi apresentada pela Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFAC, a Professora Herika Montilha. Os discentes também conheceram o laboratório IF Maker do IFAC, onde tiveram contato com as impressoras 3D e os kits de robótica utilizados no laboratório.

No período noturno, os discentes visitaram o parque de exposição marechal castelo branco, local de realização da maior feira de negócios do estado do Acre, a EXPOACRE 2023, que está na sua 48º edição. Durante a visita, os discentes tiveram contato com as maiores empresas do estado do Acre que estavam apresentando seus produtos e serviços nos stands da EXPOACRE.

No segundo dia da Visita Técnica, no período da manhã, os discentes participaram de um ciclo de palestras, realizadas no Auditório da Secretaria de Estado de Administração – SEAD. A primeira palestra foi proferida pelo Prof. Dr. Rubicleis Gomes, do Curso de Economia, da Universidade Federal do Acre – UFAC, sobre a Economia Acreana. A segunda palestra, sobre o Programa REDD Early Movers (REM), foi proferida pela Servidora da Secretaria de Estado de Planejamento, Roseane Sena. O REM é um programa piloto que remunera ou “premia” o esforço na redução de emissões de gases de efeito estufa oriundo dos desmatamentos. O programa é financiado pela República Federativa da Alemanha e pelo Reino Unido, por meio do KFW (Banco de Desenvolvimento da Alemanha). A terceira palestra foi proferida pelo Diretor Institucional do Conselho Regional de Administração – CRA/AC, Houseman Maia, que falou sobre o papel do Administrador e a missão do CRA/AC.

O período da tarde foi reservado para a realização de uma agenda cultural, na qual os discentes visitaram o Palácio Rio Branco (local da foto oficial da Visita Técnica), o Museu dos Autonomistas, a Biblioteca Central e a Universidade Federal do Acre – UFAC.

O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Avançado Boca do Acre, Pedagogo Valdeci Morais, considerou que “A visita técnica, como atividade de extensão, oportunizou aos discentes do Curso Técnico em Administração um olhar amplo a respeito de sua atuação profissional. Assim, os discentes visualizaram de forma prática os conteúdos teórico-metodológicos dialogados em sala de aula”.

“Foram dias formidáveis e momentos inesquecíveis. Voltamos para casa cheios de novos conhecimentos e aprendizados. O IFAM, Campus Boca do Acre, está de parabéns por proporcionar esta experiência incrível para seus alunos”, afirmou a discente Cristina Costa.

“A visita técnica foi muito proveitosa, agregou conhecimento e nos trouxe uma experiência única. Apesar de já conhecer a capital do Acre, nunca havia visitado alguns locais como, por exemplo, o IFAC e a biblioteca pública estadual. Com certeza essa experiência ficará marcada na vida de todos que participaram” disse o discente Dannys Souza.

“Excelente, produtiva e organizada. Foi possível adquirirmos mais conhecimentos, conhecer pessoas que executam a administração, a economia e o empreendedorismo, matérias estas que estão inclusas na grade curricular. Que os próximos alunos possam também ter essa oportunidade”, afirmou a discente Maryane Monteiro.

“A Visita Técnica foi um sucesso, tendo em vista que tudo que foi programado foi executado, acredito que foi uma experiência muito valiosa para nossos discentes, que puderam vivenciar a gestão, na visita à empresa VLG, o lado acadêmico, tanto na visita ao IFAC/Campus Rio Branco quanto na participação no ciclo de palestras, e a vertente cultural, na visita aos espaços culturais de Rio Branco”, afirmou o Coordenador do Curso Técnico em Administração do Campus, professor Pablo Marques.

O Diretor-Geral do Campus, professor Guilherme Sousa, afirmou que “A Visita Técnica é mais uma ação do Campus, no sentido de oportunizar aos discentes a experiência de uma atividade externa, na qual os discentes possam ter outras vivências que contribuirão para sua formação acadêmica e profissional”.

Visita técnica administração 2023