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Curso Online de Empreendedorismo Social

por publicado: 13/04/2016 12h34 última modificação: 13/04/2016 12h34

Objetivo

  • O objetivo central do curso é desenvolver nos cursistas as competências necessárias a uma compreensão crítica, avaliação e tomadas de decisão corretas no que toca ao desenvolvimento de projetos de empreendedorismo com foco na criação de valor social nas comunidades em que se inserirem e na resolução de problemas sociais existentes nessa comunidade, familiarizando o aluno-cursista com a linguagem, conceitos e definições, bem como o mercado de trabalho dessa área profissional em crescimento.


CARGA HORÁRIA TOTAL

  • 20 horas /aula

CARGA HORÁRIA DIÁRIA

  • Duas horas/aula
HORÁRIO
  • Turma 01 – 14:00 às 16:00
  • Turma 02 – 16:00 às 18:00
PERÍODO PREVISTO
  • De 11/04/2016 até 26/04/2016
NÚMERO DE PARTICIPANTES
  • 20 alunos cursistas por turma

PÚBLICO ALVO

  • O público alvo é a população residentes na cidade Manaus com conhecimentos no uso de computador e recursos internet. Serão destinadas 25% das vagas a pessoas com surdez que possuam alfabetização bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e língua portuguesa escrita e atendam aos demais critérios de seleção, a saber, conhecimentos no uso de computador e recursos da internet.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Empreendedorismo: Perpectiva global
  • Empreendedorismo na Região Norte do Brasil
  • Motivações para empreender: O problema social
  • Empreendedorismo Social – Definições e delimitações
  • O empreendedor social é um líder inspirador
  •  Liderança e liderados
  • Equipe que trabalha unida faz a diferença na vida de muitos
  • Características do Negócio Social
  • O sucesso nos negócios sociais

METODOLOGIA

  • A metodologia de ensino utilizada baseia-se no processo de “aprender a aprender”, considerando que aprender é entender algo que não se entendia antes, e o “aprender a aprender” é descobrir qual a melhor maneira de fazer isso. De acordo com Perrenoud (2000), busca-se o desenvolvimento de competências através do trabalho por problemas e por projetos, propondo tarefas complexas e desafios que encorajem os alunos a impulsionar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los”, pressupondo uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a sociedade onde o aluno está inserido, e que prepara o aluno para entender e transformar o mundo em que vive.

AVALIAÇÃO

  • A avaliação é continua e processual baseada em diversos instrumentos. Avalia-se a evolução das ideias dos alunos e a dinâmica da classe. Sendo assim, serão propostas tarefas que deverão ser realizadas de forma colaborativa. Essa proposição visa facilitar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e análise da informação, de resolução de problemas e o confronto de ideias e opiniões. Considerando a natureza e os objetivos do curso será adotada uma abordagem essencialmente prática, baseada na análise de situações concretas que, problematizadas, possibilitarão aos alunos a aplicação e o aprofundamento dos conceitos adquiridos.

    A avaliação considerará os seguintes aspetos: O desempenho do aluno nos trabalhos de grupo e a sua participação nas discussões e debates; a construção de um portfolio individual que inclua reflexões sobre os temas tratados nas aulas.
    A frequência será observada pelos registros de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, verificando a assiduidade. A aprovação será condicionada a realização das atividades e frequência no curso de forma a perfazer, estatisticamente, a 75% da carga horária de aulas.

RECURSOS DIDÁTICOS

  • O curso será executado na forma de ensino online em ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle. Os recursos didáticos a serem usados são vídeos informativos e vídeos de palestras temáticas, estudos dirigidos com uso de artigos jornalísticos e relatórios estatísticos.

RECURSOS MATERIAIS

  • Serão disponibilizados computadores para apoio as atividades dos cursistas.

AMBIENTES UTILIZADOS

  • Será usado o laboratório de informática para apoio aos 

cursistas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Carvalho, L.C. & Costa, T.G. (2015) Empreendedorismo – Uma visão global e integradora. Lisboa: Ed. Sílabo
  • SEBRAE (2014) Relatório do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa. Disponível em:
  • http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/gem%202014_norte.pdf
  • EXAME (2015) Artigo Jornalístico “Brasil é o primeiro em ranking de empreendedorismo mundial”. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/brasil-e-o-primeiro-em-ranking-de-empreendedorismo

Informação Adicional