Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > AGOSTO LILÁS – Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Notícias

AGOSTO LILÁS – Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

por publicado: 08/08/2022 15h54 última modificação: 08/08/2022 15h54

 

 

 

 

Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, além de divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

16 anos da Lei Maria da Penha

No dia 07/08/2022, a Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) completou 16 anos de sanção. O principal objetivo dessa lei é criar mecanismos para prevenir a violência doméstica e familiar sofrida por tantas mulheres em nosso país.
O nome da Lei faz referência a Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu duas tentativas de feminicídio de seu marido. O caso aconteceu em 1983, mas apenas em 2006 virou lei.

Como denunciar um caso de violência doméstica

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O “Ligue 180”, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.
Mesmo que a vítima não registre Boletim de Ocorrência contra o agressor, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado. 

Denunciando a violência, você pode salvar uma vida!