Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > INAUGURAÇÃO DO LABORATÓRIO IFMAKER DO IFAM CMC

INAUGURAÇÃO DO LABORATÓRIO IFMAKER DO IFAM CMC

por publicado: 05/11/2021 16h33 última modificação: 05/11/2021 18h14

IMAGEM DA CAPA.jpg

INAUGURAÇÃO DO LABORATÓRIO IFMAKER DO IFAM CAMPUS MANAUS CENTRO

No dia 04 de novembro de 2021, ocorreu a inauguração do Laboratório IFMAKER do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Centro. A mesa do evento foi composta pelos: o Sr. Diretor-Geral do Campus Manaus Centro, Prof. Edson Valente Chaves, a Diretora de Extensão do Campus Manaus Centro, Prof.ª Ana Lúcia Mendes dos Santos, o Representante do Magnífico Reitor, Prof. Waldomiro Santos da Silva, a Representante da Pró-Reitora de Extensão, Pedagoga Aline Zorzi Schultheis de Freitas, a Representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação, Profa. Ana Cláudia Ribeiro e o egresso do Curso Tecnologia em Processos Químicos e Diretor da Empresa INOVAMETA, Sr. Hilton Eduardo de Oliveira Neto e os Coordenadores do Laboratório IFMAKER, Prof. Antônio Ferreira dos Santos Junior e a Profa. Cristiane Pereira de Aguiar.

O evento contou com as ilustres presenças do Secretário Municipal de Educação (SEMED) - Sr. Pauderney Tomaz Avelino; do assessor do Deputado Federal José Ricardo Wendling, o Sr. Elton Aleme. Bem como, os representantes das empresas e instituições: Tecnologia de Construção Sustentáveis da Amazônia - TCSAM, INOVAMETA, VENTTOS ELECTRONICS, Colégio LATO SENSU e Centro Educacional Santa Terezinha. Além da Equipe Gestora do IFMAKER, servidores e discentes do campus.

Segundo a Diretora, Prof.ª Ana Lúcia Mendes dos Santos “O laboratório IFMAKER do IFAM Campus Manaus Centro é um espaço voltado à criatividade e ao aprendizado que possibilita a construção de protótipos, modelos e produtos, através de projetos que envolvam os participantes na aquisição e criação de conhecimentos em diversas áreas, desenvolvendo suas habilidades de forma autônoma e cooperativa para atender às demandas atuais que estão surgindo em todos os setores de atividade humana, por meio dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning-PBL) e Aprender Fazendo (Learning By Doing).”

O laboratório IFMAKER do Campus Manaus Centro tem um amplo espaço físico climatizado com uma área total de 81,81 m², possuindo um conjunto de equipamentos como: Caneta 3D, Scanner 3D, Impressora 3D de pequeno e médio porte, Kit de ferramentas, máquina CNC Laser, Kit Robótica, Notebooks, mesas de estudo, Smart TV, em fim, toda uma infraestrutura para receber alunos, professores e parcerias externas. Inicialmente, o Laboratório irá desenvolver 9 (nove) projetos definidos em seleção interna.

Por: Vilma de Jesus de Almeida Serra e Elizane de Araújo Leite

Fotógrafo: Damião Vasconcelos do Val