Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Professores Canadenses visitam o IFAM CMC

Professores Canadenses visitam o IFAM CMC

Intercâmbio

publicado: 26/06/2015 00h00 última modificação: 25/08/2015 14h24

No último dia 25/06, o IFAM CMC recebeu a visita dos representantes dos Colleges Canadenses, Alix Carrell e Murray Erickson (North Island College) e Steve Witty (Sault College).  A iniciativa faz parte do programa de internacionalização do IFAM, proporcionando a alunos e professores a experiência de adquirir novos conhecimentos em instituições de ensino estrangeiras.

Os Colleges canadenses oferecem uma estrutura de cursos técnicos profissionalizantes nas mais diversas áreas e durante sua visita ao CMC vão compartilhar seu método de ensino, seus projetos e discutir futuras parcerias com o IFAM.

Durante o período da manhã, os representantes, a Diretora-Geral e alguns diretores conversaram sobre o método de ensino Canadense. Logo em seguida, os representantes conheceram alguns dos laboratórios e puderam conhecer o projeto do aplicativo que liga e desliga aparelhos eletrônicos e o projeto que fabrica vinhos e chocolates a partir de frutas regionais. Além disso, eles assistiram a apresentação dos resultados parciais de uma pesquisa sobre o impacto ambiental sofrido por cursos de rio que cercam um conjunto habitacional.

Durante a tarde, alunos e professores do Campus Manaus Centro (CMC) estiveram reunidos no CDI 1 para conhecer sobre a nova parceria de intercâmbio que o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) está firmando com duas instituições canadenses: North Island College e Sault College.

Um dos pontos que mais têm chamado à atenção é o fato de que ambas as instituições focam em cursos com empregabilidade garantida no mercado, com destaque para áreas de engenharia, soldagem, automação industrial, encanamento, eletrônica, dentre outras.

Segundo Witty, a Sault College está em permanente contato com as indústrias e sempre redesenhando as grades curriculares para atender a demanda. “Quando sentimos que a indústria já não está absorvendo o profissional de uma área específica, fechamos o curso e procuramos nos adequar as demandas locais. Não adianta colocar profissionais no mercado que não terão um emprego garantido. Exemplo disso é na área de soldagem, onde o profissional pode fazer até 150 mil dólares anuais, salário este igual ou até maior que um engenheiro", disse ele ao citar que 90% dos estudantes da Sault College já terminam seus cursos com uma colocação no mercado.

Já a North Island College tem nos cursos de administração, contabilidade, matemática e enfermagem como "carro-chefe". A instituição possui cerca de 3700 estudantes e oferece cursos rápidos de até dois anos, com a facilidade de encaminhar seus alunos para as universidades canadenses.

Curiosa sobre o tema, a aluna de edificações, Emilly Araújo, 16 anos, esteve na palestra para conhecer mais sobre os Colleges. "Não é muito comum termos a possibilidade de conversas com professores estrangeiros e conhecer sobre os cursos e as escolas que eles atuam. Com certeza vou retomar minhas aulas de inglês para poder ter mais chance de competir no edital", disse Emilly.