Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Turma de Processos Químicos realiza visita ao Museu de Geociências da UFAM

Turma de Processos Químicos realiza visita ao Museu de Geociências da UFAM

por publicado: 12/12/2016 13h11 última modificação: 12/12/2016 13h11
A turma do 6º período do Curso Superior em Tecnologia de Processos Químicos do IFAM - CMC,  realizou no último dia 09 de dezembro (sexta-feira) visita técnica no Museu de Geociências da Universidade Federal do Amazonas. Durante a exposição os alunos puderam aprender sobre Mineralogia. As peças que ficam expostas vão de fósseis a minerais e rochas, e foram doadas ou coletadas em trabalho de campo por alunos e professores.

Na ocasião, foram recebidos pelos discentes Lucindo Neto, Guilherme Almeida e Lucas Santos, do PET Geologia, onde foi possível conhecer um pouco das rochas e minerais existentes na região Amazônica. O Departamento de Geociências da UFAM possui um enorme acervo de amostras das diversas áreas do conhecimento em geociências, sendo que parte delas está organizada na forma de uma Exposição Permanente de Minerais, Rochas e Fósseis.

0000025755-IMG_1725.JPG

Os alunos estavam acompanhados pelo professor M.Sc. Álefe Viana, do Departamento de Química, Ambiente e Alimentos (DQA) do Campus Manaus Centro. A visita foi uma extensão da disciplina de Tecnologia de Processos Minerais, onde os alunos mostraram-se satisfeitos com o que foi apresentado, pois a vivência prática dos materiais e de alguns métodos contribui para a ampliação do conhecimento obtido em sala de aula.

Os alunos de geologia apresentaram algumas propriedades físicas dos minerais como cor, transparência, brilho, clivagem, fratura, dureza, densidade e magnetismo. Tal conhecimento é importante pois o mineral é uma substância natural formada em resultado da interação de processos geológicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Tais propriedades auxiliam na sua identificação.

0000025755-IMG_1734.JPG

São muitas as propriedades físicas usadas na identificação dos minerais. Cada espécie, porém, tem as mais típicas. Para algumas, é fundamental a cor (ex.: malaquita); para outras, densidade, cor e brilho (galena, por exemplo); algumas têm como propriedade diagnóstica o magnetismo (ex.: magnetita) ou a clivagem (calcita, micas etc.). O professor Álefe Viana reconhece a importância da visita em nome de todos. "Agradecemos ao departamento de Geologia, PET Geologia e aos alunos, por terem nos recebido, bem como pela explanação sobre todo o conceito e prática sobre rochas e minerais".