Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > ENSINO > Graduação > Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações > Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (breve histórico)

Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (breve histórico)

por publicado: 26/03/2024 17h04 última modificação: 26/03/2024 17h04

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (TST), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI), foi criado pela Resolução n.º 002-CONDIR/CEFET-AM de 21/03/2002.

O Curso de TST tem as seguintes características:

a)    Modalidade: presencial;

b)    Turno de Funcionamento: noturno;

c)    Área de conhecimento a que pertence: Engenharia Elétrica;

d)    Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

e)    Carga horária total do curso: 2.488 h

Em 2004, o Curso de TST teve seu reconhecimento por meio da Portaria nº 3.407 - MEC de 04/10/2004.

De acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais (IFs), é mencionado como um de seus objetivos a oferta de Cursos de Tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia. Dentre eles, destaca-se o Curso de Tecnologia de Sistemas de Telecomunicações formando o profissional para atuar no desempenho de atividades em implantação, operação e manutenção de Sistemas de Telecomunicações.

Especialmente no contexto do Amazonas, no qual há um Polo Industrial e um Setor de Comércio que movimenta a economia local, existe a demanda por egressos de Curso da área de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações.     Nesse contexto, o curso de TST do IFAM-CMDI constitui-se como uma oportunidade de formação pública, gratuita, de qualidade e focada nas demandas do mundo do trabalho.

Em 2013, o Curso de TST teve a primeira renovação de reconhecimento de curso por meio da Portaria n° 580 – MEC de 12/11/2013.

Em abril de 2024, está prevista a segunda renovação de reconhecimento de curso.