Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Alunos de Recursos Pesqueiros estimam vazão do Igarapé dos Veados na Comunidade Maruaga

Em visita técnica, os estudantes observaram viveiro para piscicultura em canal de igarapé e fizeram estimativas de vazão.
por cgti publicado: 27/09/2016 11h40 última modificação: 27/09/2016 11h40
Show image carousel Viveiro em igarapé para piscicultura

Viveiro em igarapé para piscicultura

A atividade em campo visou o treinamento para cálculo de vazão em córrego de fundo irregular. A oportunidade também foi aproveitada para observar um pequeno módulo para piscicultura em canal de igarapé. Os dados foram coletados na sexta-feira, dia 23/09, no Sítio dos Rocha, propriedade localizada na Comunidade do Maruaga, km 7 da rodovia AM240. Medidas hidrométricas foram tomadas em dois pontos do Igarapé dos Veados, um a montante e outro a jusante do módulo de piscicultura. A vazão média foi estimada em 235 L/s, variando entre 190 e 280 L/s ao longo do dia. Com essa atividade, espera-se contribuir com a capacitação desses profissionais para identificação do potencial hídrico de propriedade rurais e seleção das áreas mais propícias à instalação de empreendimentos aquícolas.

Viveiro em canal de igarapé – é um modelo de cultivo geralmente associado à piscicultura em sistema intensivo. É uma modalidade recente no Amazonas, dispondo de poucos trabalhos técnico-científicos para suprir a necessidade de informações, estando mais voltada à subsistência de famílias com baixa renda de assentamentos ou comunidades rurais. Caracteriza-se pelo investimento baixo, instalação rápida e fácil, produtividade elevada e aspecto visual considerado excelente e atrativo. Podem ser usados para cultivo de qualquer espécie, mas a que apresenta melhores resultados no Amazonas é a matrinxã. A princípio, não há exigências quanto à qualidade do solo, mas exige boa vazão de água para atender a demanda de oxigênio dos organismos cultivados.

Cálculo da vazão – a vazão, teoricamente, é o volume de um determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma determinada unidade de tempo. A vazão da água é, portanto, o volume de água, em m³ ou L, que passa por uma seção do igarapé a cada segundo. O cálculo da vazão é importante ao planejamento de empreendimentos aquícolas pois permite dimensionar os viveiros, sejam eles na modalidade escavado, em canal de igarapé ou qualquer outra. A vazão adequada deve permitir o abastecimento de um módulo de cultivo sem prejuízo para renovação das demais unidades produtivas. Em sistemas intensivos e superintensivos abertos, a vazão de água é ainda mais importante devido à alta demanda de oxigênio e eliminação de efluentes.

Curso Técnico em Recursos Pesqueiros – inserido no eixo tecnológico de Recursos Naturais, o curso é oferecido pelo IFAM apenas na modalidade subsequente, para quem já concluiu o ensino médio, e tem duração mínima de 18 meses. Atualmente conta com apoio de dois laboratórios para atividades práticas, além dos laboratórios de informática e sala de desenho. Para melhor formação profissional, firmou-se parceria com a maior estação de piscicultura da região norte, o CTTPA, em Balbina. Diante da vocação cada vez maior de Presidente Figueiredo para as atividades aquícolas, o Curso visa auxiliar na formação de técnicos qualificados para atuar na fiscalização, ordenamento, orientação e operacionalização de tecnologias voltadas para a produção aquícola.