Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > INSTITUIÇÃO > A instituição

A Instituição

O IFAM Campus Presidente Figueiredo teve sua origem com a criação do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – Fase II, do Governo Ferderal,  constituindo-se na iniciativa, de implantação de um total de 150 (cento e cinquenta) novas unidades na Rede Federal de Educação Tecnológica, no próximo quadriênio. O Governo promoveu, dessa forma, ações no sentido de oferecer ao país condições favoráveis à formação e qualificação profissional nos diversos níveis e modalidades de ensino.

Na Fase II, o estado do Amazonas foi contemplado com cinco novos campi, distribuídos nas mesorregiões localizadas nos municípios de Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo e Tabatinga. O compromisso público de interiorização da educação profissional se estabelece na região, de forma concretamente incisiva. Os cursos oferecidos devem estabelecer sintonia com os arranjos produtivos de cada localidade, a fim de que venham a contribuir para o efetivo desenvolvimento socioeconômico da região.

O Campus Presidente Figueiredo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM integra o programa de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica na região norte do país. Os objetivos do plano de expansão preveem a ampliação dos espaços de formação profissional e a elevação do nível de escolaridade de um número, cada vez maior, de jovens e adultos.

Ao longo dos quase 10 anos de atividade (inauguração no dia 17 de abril de 2010) o IFAM Campus Presidente Figueiredo dispôs do ensino médio integrado com os cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Administração, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Agropecuária, ambos na modalidade integrada. Na modalidade pós-médio (subsequente) foram ofertados cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Administração e Recursos Pesqueiros. Em 2019, o IFAM Campus Presidente Figueiredo iniciou a oferta do primeiro curso de Engenharia de Aquicultura do Estado do Amazonas, com a oferta de 30 vagas anuais, com acesso pelo Sistema Unificado de Seleção – SISU.

 

Estrutura organizacional do IFAM Campus Presidente Figueiredo


O IFAM CPRF é dirigido por um Diretor Geral, assessorado pelo Departamento de Administração e Planejamento (DAP) e o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE).

 

Direção Geral


Ao diretor compete executar, de forma descentralizada, as diretrizes educacionais, administrativas e econômico-financeiras definidas para o sistema IFAM-AM. Agrega a Chefia de Gabinete, Departamento de Administração e Planejamento (DAP) e o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE).

 

Departamento de Administração e Planejamento (DAP)


Coordena e acompanha as atividades de natureza administrativa relacionadas a materiais, equipamentos, instalações físicas, serviços de terceiros, processos de compras e protocolo de documentos.


Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE)


Tem a responsabilidade de planejar, implantar, acompanhar, avaliar e registrar o desenvolvimento do processo educativo, das atividades de extensão e de pesquisa do instituto. Agrega as Coordenações de Pesquisa, de Extensão, do Ensino médio, do Ensino Técnico e a Organização Pedagógica de Ensino. Dentro da Coordenação de Ensino Técnico existe as Coordenações de Cursos, os quais são: Coordenação do Curso Técnico em Administração, Coordenação do Curso Técnico em Mecânica, Coordenação do Curso Técnico em Eletrotécnica e Coordenação do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros.