Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Alunos de Recursos Pesqueiros participam de treinamento em georreferenciamento e dosagem de calcário em piscicultura

Atividades realizadas objetivaram a transferência de conhecimentos para uso de equipamentos e levantamento de informações necessárias à elaboração de projetos técnicos e ao manejo dos viveiros.
por cgti publicado: 17/06/2016 12h44 última modificação: 17/06/2016 12h44

O treinamento se deu através de demonstrações metodológicas do uso de unidade receptora GPS, teodolito digital e maleta de análise da água, dos procedimentos de amostragem de água e solo e da preparação de solução água:solo para avaliação do pH. As atividades foram realizadas no sítio Recanto do Ambrósio, propriedade localizada à margem direita do km 4 do Ramal do Urubuí II, cujo acesso fica à margem esquerda do km 126 da rodovia BR174. Além de reforçar a vivência em campo, atividades em campo como essa facilitam a socialização de conhecimentos e experiências práticas, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os participantes.

Piscicultura – é o cultivo de peixes em água doce ou salgada. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um hectare cultivado com peixes produz mais do que com qualquer outro animal. Enquanto mamíferos dependem das características do ar para respiração e manutenção da temperatura corporal, o peixe flutua, se locomove e regula sua temperatura interna com mais facilidade em virtude da densidade do seu corpo ser praticamente igual à da água. Dessa forma, os peixes despendem muito pouca energia para realizar suas funções, o que lhes garante maior conversão alimentar. No Amazonas, a atividade aquícola concentra-se fortemente na piscicultura, cujas principais espécies cultivadas são o tambaqui e a matrinxã.

Georreferenciamento – além de ser uma exigência legal para emissão de licenciamentos, o georreferenciamento da propriedade também é importante para o planejamento de empreendimentos rurais. Esses levantamentos subsidiam o desenho das instalações e evitam gastos desnecessários tanto na implantação como na operação das unidades produtivas, otimizando a operacionalização, a longevidade das instalações e a viabilidade técnico-econômica do empreendimento. Dois exemplos simples: em microescala, viveiros de difícil acesso necessitam de mais mão de obra e são mais onerosos e, em macroescala, empreendimentos muito distantes do mercado representam maiores gastos com transporte e conservação da produção.

Curso Técnico em Recursos Pesqueiros – inserido no eixo tecnológico de Recursos Naturais, o curso é oferecido pelo IFAM apenas na modalidade subsequente, para quem já concluiu o ensino médio, e tem duração mínima de 18 meses. Atualmente conta com apoio de dois laboratórios para atividades práticas, além dos laboratórios de informática e sala de desenho. Para melhor formação profissional, firmou-se parceria com a maior estação de piscicultura da região norte, o CTTPA, em Balbina. Diante da vocação cada vez maior de Presidente Figueiredo para as atividades aquícolas, o Curso visa auxiliar na formação de técnicos qualificados para atuar na fiscalização, ordenamento, orientação e operacionalização de tecnologias voltadas para a produção aquícola.