Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Aulas no Campo: uma vivência para os alunos de graduação

Aulas no Campo: uma vivência para os alunos de graduação

por publicado: 26/06/2019 18h02 última modificação: 26/06/2019 18h02

Nos dias 28 de maio e 18 de junho de 2019, os alunos do curso de Engenharia de Aquicultura do Campus Presidente Figueiredo participaram de atividades de campo. Estas atividades praticadas em campo buscam complementar as aulas teóricas desenvolvendo reflexão e conhecimentos sobre determinados procedimentos dentro da área de estudo, além de levar a oportunidade ao aluno em conhecer as diversas áreas de atuação do engenheiro aquícola.

Estas atividades foram coordenadas pela profa Dra. Suelen Miranda dos Santos e fazem parte da disciplina de Introdução a Aquicultura que é ministrada juntamente com o prof. Dr. Jackson Pantoja.

A visita técnica realizada no dia 18 de maio de 2019 teve como objetivo conhecer empreendimentos aquícolas. A primeira foi a propriedade São José que realiza a criação de jacaré que está localizada na estrada de Balbina, nesta propriedade os alunos conheceram os locais (baias) de criação deste sua chegada até seu futuro abate, bem como manejo animal e alimentar. Os outros dois lugares conhecidos foi o Centro de Pesquisas e Reabilitação de Animais Silvestre e o Centro de Tecnologia e Produção de Piscicultura ambos localizados próximo a Vila de Balbina no município de Presidente Figueiredo, nestes locais os alunos conheceram as formas de manejos dos animais silvestres, principalmente quelônios e peixes.

A aula prática realizada no dia 18 de junho de 2019 e teve como objetivo conhecer o manejo animal dos quelônios resgatados no Rio Uatumã e Lago de Balbina e cuidados pelo Centro de Pesquisas em Quelônios coordenado pelo engenheiro agronomo Ribamar que orientou o grupo e demonstrou os procedimentos de manejo e biometria dos animais e estes procedimentos servem como acompanhamento do desenvolvimento e crescimento dos quelônios ao longo dos anos.