Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Estudantes de Recursos Pesqueiros fazem avaliações em piscicultura de Presidente Figueiredo

Notícias

Estudantes de Recursos Pesqueiros fazem avaliações em piscicultura de Presidente Figueiredo

Em visita técnica na Comunidade Rio Pardo, os estudantes trabalharam na verificação da qualidade da água de cultivo e do perfil topográfico da propriedade
por cgti publicado: 23/06/2016 15h12 última modificação: 24/06/2016 14h32
Show image carousel Levantamento topográfico com teodolito digital

Levantamento topográfico com teodolito digital

A atividade, realizada em 17/06, permitiu consolidar os conhecimentos práticos da turma SRP21 no uso de ferramentas para análise da água e levantamento topográfico. A oportunidade também foi aproveitada para avaliar o desempenho dos estudantes como futuros profissionais. Dentre os equipamentos utilizados estão a maleta de análise da água, disco de Secchi, termômetro de bulbo úmido e teodolito digital. Toda as atividades foram realizadas no Sitio da Família Freire, propriedade do Sr. Josivan Quadro Freire localizada à margem esquerda do km 10 da vicinal Maria Gusmão, Comunidade Rio Pardo, cujo acesso é feito pela margem esquerda do Km 139 da rodovia BR174.

Piscicultura – é o cultivo de peixes em água doce ou salgada. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um hectare cultivado com peixes produz mais do que com qualquer outro animal. Enquanto mamíferos dependem das características do ar para respiração e manutenção da temperatura corporal, o peixe flutua, se locomove e regula sua temperatura interna com mais facilidade em virtude da densidade do seu corpo ser praticamente igual à da água. Dessa forma, os peixes despendem muito pouca energia para realizar suas funções, o que lhes garante maior conversão alimentar. No Amazonas, a atividade aquícola concentra-se fortemente na piscicultura, cujas principais espécies cultivadas são o tambaqui e a matrinxã.

Qualidade da água – a água é o ambiente onde os organismos aquáticos se locomovem, respiram, se alimentam e excretam seus resíduos. A aquicultura, por se desenvolver nesse tipo de ambiente, pode ser considerada uma das atividades de maior complexidade nas interações entre os meios físicos, químicos, biológicos e climáticos. Dessa forma, a manutenção da qualidade da água, feita através de planos de monitoramento periódicos, torna-se fundamental para a saúde dos organismos cultivados, refletindo-se em crescimento e lucro para o produtor. Tendo em vista que os parâmetros da qualidade da água variam em função da espécie, do estágio de desenvolvimento e da finalidade do cultivo, é recomendado que o aquicultor busque sempre o acompanhamento profissional.

Curso Técnico em Recursos Pesqueiros – inserido no eixo tecnológico de Recursos Naturais, o curso é oferecido pelo IFAM apenas na modalidade subsequente, para quem já concluiu o ensino médio, e tem duração mínima de 18 meses. Atualmente conta com apoio de dois laboratórios para atividades práticas, além dos laboratórios de informática e sala de desenho. Para melhor formação profissional, firmou-se parceria com a maior estação de piscicultura da região norte, o CTTPA, em Balbina. Diante da vocação cada vez maior de Presidente Figueiredo para as atividades aquícolas, o Curso visa auxiliar na formação de técnicos qualificados para atuar na fiscalização, ordenamento, orientação e operacionalização de tecnologias voltadas para a produção aquícola.