Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > IFAM Campus Presidente Figueiredo realiza ação ambiental

IFAM Campus Presidente Figueiredo realiza ação ambiental

A importância de projetos de educação ambiental no ensino

por publicado: 04/07/2019 15h14 última modificação: 04/07/2019 15h14

Os problemas ambientais têm causado grandes danos à natureza e são decorrentes principalmente, da ação inadequada do homem, que vem contribuindo para a degradação do meio ambiente.

Nesse sentido, na busca de sensibilizar nossos alunos do IFAM-Campus Presidente Figueiredo, sobre tal questão, no dia 1 de julho, os alunos do Curso de Administração do 2° ano, (IADM-21), participaram de uma atividade realizada na Avenida Onça Pintada, nas proximidades do Campus, numa área florestal do referido campus.

A atividade foi proposta pelo projeto PIBIC “Questões sociocientíficas a partir de problemas ambientais no contexto da CTSA” para uma reflexão sobre responsabilidade social e ambiental. O projeto é composto pela aluna bolsista Stefany Menezes do Vale e as professoras-orientadoras Terezinha de Jesus Reis Vilas Boas e Marciléa Freitas, com o objetivo principal de contextualizar as experiências vividas pelo aluno fora da sala de aula, para desenvolvimento de responsabilidade ambiental.

A atividade consistiu na coleta de lixo (resíduos sólidos) nas áreas citadas. Nesse percurso foi possível demonstrar o interesse e preocupação por parte dos alunos, impressionados com a grande quantidade de resíduos descartados no local.

Em suma, o projeto propõe atividades que levem não só os alunos mas também a população local a perceberem e refletirem sobre os problemas ambientais encontrados, favorecendo a compreensão das causas e consequências que tais ações podem proporcionar no ambiente.

Tais questões refletem a preocupação das instituições de ensino em se fazer este tipo de abordagem, incorporando essa temática nos currículos escolares como temas transversais, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e agentes dessa mudança.