Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > IFAM e PRÓ-RURAL Aquicultura participam de coleta de dados em Manacapuru

Notícias

IFAM e PRÓ-RURAL Aquicultura participam de coleta de dados em Manacapuru

A visita técnica também contribuiu para troca de conhecimentos práticos entre produtores e discentes
por cgti publicado: 17/09/2015 20h12 última modificação: 17/09/2015 20h12
Show image carousel Coleta de amostras de sangue para análises hematológicas

Coleta de amostras de sangue para análises hematológicas

 

Durante as atividades, conduzidas em duas pisciculturas locais, foram coletadas amostras de sangue, órgãos e tecidos dos animais cultivados para análise hematológica e parasitológicas e também amostras da água de abastecimento e de cultivo para análises microbiológicas. A coleta de dados foi realizada no dia 03 de setembro, e contou com a participação do corpo discente do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros e de técnicos do PRÓ-RURAL lotados no município de Manacapuru, além dos servidores do IFAM-CPRF. Na oportunidade, os discentes puderam exercitar os procedimentos para análise da qualidade da água e georreferenciamento com unidade receptora GPS.

PADCTI – Projeto coordenado pela Professora do IFAM MSc. Rayza Araújo, com colaboração dos professores Dr. Adriano Oliveira, Dr. Jackson Lima e MSc. Heitor Barbosa e dos agentes do PRÓ-RURAL Aquicultura MSc. Helen Parédio e Manoel Pio Neto. O objetivo é correlacionar a aplicação das boas práticas de manejo (BPMs) nas pisciculturas do Estado do Amazonas com o bem-estar de peixes cultivados. Para esse fim, desde o início de 2015 o projeto visita diversas pisciculturas inseridas em cinco municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) para realização de análises de qualidade da água, hematológicas, parasitológicas e microbiológicas.

PRO-RURAL – O Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (PRO-RURAL) é financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR), contando com o apoio de diversas instituições parceiras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) a Empresa Brasileira de Pesquisa na Amazônia (EMBRAPA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e Prefeituras Municipais.

O PRO-RURAL Aquicultura – coordenado pelo Professor do IFAM Dr. Jackson Pantoja Lima, o projeto Pesquisa e transferência tecnológica: ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da aquicultura no Estado do Amazonas é a linha com maior número de agentes, dispondo de 40 profissionais, 12 de nível superior e 28 de nível técnico, distribuídos em 23 municípios do Amazonas, abrangendo seis Polos de desenvolvimento da Aquicultura do Estado: Alto e Médio Amazonas; Alto Rio Negro; Madeira; Manacapuru e Região Metropolitana de Manaus; Parintins; e Rio Purus. No primeiro ano de atividades o PRO-RURAL Aquicultura atendeu 2298 Produtores Rurais em todo Amazonas.


Texto: Prof. MSc. Heitor Barbosa