Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > PIBEX difunde o processamento de pescado aos moradores do Rio Canoas

PIBEX difunde o processamento de pescado aos moradores do Rio Canoas

Evento organizado pelo IFAM em parceria com o PRÓ-RURAL Aquicultura visa geração de perspectivas de trabalho e aplicação de técnicas de processamento na alimentação familiar
por cgti publicado: 01/09/2015 12h45 última modificação: 15/09/2015 10h51
Show image carousel Prof. MSc. Heitor Thury Barreiros Barbosa Transferência de técnicas básicas para corte e remoção de espinhaço com mínimo prejuízo à qualidade do músculo de pescado

A Oficina de Retirada de Espinha, evento do projeto PIBEX nº 2015023, regido pelo Edital nº 001/2015 – PROEX/IFAM, e intitulado “Oficina de retirada de espinha: difusão de conhecimento e geração de perspectivas de trabalho”, foi realizada neste domingo 30/08 na comunidade rural do Rio Canoas. O evento foi organizado pelo IFAM Campus Presidente Figueiredo, através do coordenador Heitor Thury Barreiros Barbosa e das discentes Mirlene Ferreira Sampaio e Francisca do Socorro Assis da Silva. O projeto conta também com a parceria do PRÓ-RURAL Aquicultura, através da instrutora Maria Luiza Pereira dos Santos. Também colaboraram com a organização as lideranças locais, Sr. Antônio Carlos dos Santos Filho, Sra. Alessandra Alves de Carvalho dos Santos e Sra. Cecília Melo de Lima, representantes da presidência da Comunidade.

PIBEX – O Programa Institucional de Bolsas de Extensão, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFAM, visa promover a democratização do saber, estimular o envolvimento e a cooperação de servidores e estudantes em atividades de extensão, favorecer a integração entre o IFAM e a sociedade, além de motivar a participação dos estudantes no processo de interação com a sociedade e emancipação do cidadão, através de atividades de extensão que contribuam para a formação profissional, inclusão social, geração de oportunidades, melhoria das condições de vida e para o exercício da cidadania.

PRO-RURAL – O Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (PRO-RURAL) é financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR), contando com o apoio de diversas instituições parceiras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) a Empresa Brasileira de Pesquisa na Amazônia (EMBRAPA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e Prefeituras Municipais.

PRO-RURAL Aquicultura – coordenado pelo Professor do IFAM Dr. Jackson Pantoja Lima, o projeto Pesquisa e transferência tecnológica: ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da aquicultura no Estado do Amazonas é a linha com maior número de agentes, dispondo de 40 profissionais, 12 de nível superior e 28 de nível técnico, distribuídos em 23 municípios do Amazonas, abrangendo seis Polos de desenvolvimento da Aquicultura do Estado: Alto e Médio Amazonas; Alto Rio Negro; Madeira; Manacapuru e Região Metropolitana de Manaus; Parintins; e Rio Purus. No primeiro ano de atividades o PRO-RURAL Aquicultura atendeu 2298 Produtores Rurais em todo Amazonas.