Em cumprimento da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE – 2014/2024) e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência 13.146/2015, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) prepara o IFAM, campus Humaitá, para receber as PNE, providenciando a adaptação de currículo conforme a necessidade de cada aluno.
Desde 2016 o NAPNE atua em quatro esferas principais:
Acessibilidade Arquitetônica;
Acessibilidade Pedagógica;
Acessibilidade Comunicacional; e
Acessibilidade Atitudinal.

Objetiva à inserção das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – deficientes, superdotado, altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento – em cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em parceria com os sistemas estaduais e municipais de ensino vem oferecendo oportunidade de formação profissional a pessoas com deficiência, com um diferencial, que é a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho.


O NAPNE atua com vários projetos/atividades voltados para a capacitação e inclusão, preparando os discentes para sua inserção no mundo do trabalho. Hoje, o campus conta com 09 alunos com deficiência e transtorno, devidamente matriculados. Eles são assistidos por 04 monitores e uma estagiaria – também com deficiência – que ficam à disposição dos alunos e professores para auxiliar em suas atividades acadêmicas.


Além disso, o núcleo ainda tem a responsabilidade de promover a criação, na instituição, da cultura da "educação para a convivência" e aceitação da diversidade.


O NAPNE é coordenado pelo prof. Marcos Serafim dos Santos.

Avaliação na Perspectiva Inclusiva

Avaliação na Perspectiva Inclusiva

19/09/2019 14h55

Notícias

Napne 1.jpeg

Metodologia de ensino para alunos cegos

Acadêmico da UEA está desenvolvendo pesquisa junto ao NAPNE

14/06/2019 18h45

Notícias