Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > IFAM CAMPUS IRANDUBA > Noticias > Aluna do IFAM Campus Avançado Iranduba vence competição Amazônia Legal Hackathon 2022

por publicado: 08/06/2022 15h19 última modificação: 08/06/2022 15h20

A aluna Manuela Passos Azrak, do curso Técnico de Informática do Instituto Federal do Amazonas - Campus Iranduba faz parte da equipe Uimí que venceu a competição de Hackathon 2022 realizada pela OAB-AM, por meio da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação; Comunidade de inovação Jurídica da Amazônia – INNOVALAW e Sebrae Amazonas. O evento tem por objetivo criar uma Lawtech ou Legaltech, que são empresas e ou/ startups que visam soluções tecnológicas para o sistema judiciário.

A equipe composta por Manuela Passos, o advogado Dr. João Carlos Soares e a mestranda da UFAM em Antropologia Social Hellen Passos submeteram como proposta a criação de um aplicativo o “MediaLogo” que facilita o acesso à justiça e resoluções de conflitos. Segundo Hellen Passos, pequenos conflitos acontecem a todo instante, como por exemplo: uma briga no trânsito.  “Logo a ideia da nossa equipe foi criar um aplicativo em que as pessoas solucionam o problema de forma imediata e digital, por meio de um conciliador desburocratizando o judiciário”, disse.

Manuela Passos complementa: “nossa ideia foi simples, direta e eficiente. Nossa proposta foi a criação de um aplicativo que funciona como mediador e conciliador virtual de pequenos conflitos que todos estão sujeitos diariamente. Os advogados especializados para cada tipo de conflito podem acompanhar através do aplicativo a solução do conflito no âmbito virtual”, explica Manuela Passos.

Foto 1 - Redimensionada.jpeg     Foto 2 - Redimensionada.jpeg

Para aluna Manuela Passos, o aprendizado do IFAM – Campus Iranduba foi fundamental, uma vez que os alunos são estimulados ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da tecnologia nas aulas. “O que tenho aprendido no IFAM diariamente me possibilita ter um olhar para o empreendedorismo e para criação de soluções tecnológicas. Além disso, as teorias ensinadas me possibilitará desenvolver o aplicativo na prática. Sou muito grata ao aprendizado que tenho adquirido no IFAM- Iranduba e também ter vencido uma competição em que concorremos com todo o Brasil. Trazer esse prêmio para o Amazonas e fazer parte de uma instituição que incentiva o ensino, pesquisa e extensão é motivo de muito orgulho”, diz a aluna.

O professor Jemmy Kilber Bentes do curso Técnico de Informática – IFAM – Iranduba explica que os professores do Campus incentivam os alunos a participarem de eventos externos “Temos o compromisso de alavancar maior participação de alunos em eventos análogos, elevando a qualidade do ensino da base técnica no Brasil. Procuramos incentivar e descobrir talentos na sala de aula e criar subsídios para que eles possam crescer em pesquisa e extensão. Nossa missão é a educação e qualidade”, afirma.

Foto 4 - Redimensionada.jpeg      Foto 3 - Redimensionada.jpeg

A entrega da premiação ocorreu no dia terça – feira, 7 de maio na sede do Sebrae – AM, em Manaus. A equipe recebeu um troféu, certificado e também o suporte para o desenvolvimento da ideia proposta. Para a Diretora Técnica do Sebrae AM - Adrianne Gonçalves é motivo de muito orgulho uma equipe de Iranduba vencer a competição, uma vez que uma das bandeiras principais do Sebrae é a interiorização. “Vê que uma menina tão jovem que vem do interior, começando caminhos que tenho certeza que serão iluminados, reforça tudo que acreditamos. Para nós é muito importante ter essa equipe vencedora, isso confirma o caminho dos nossos trabalhos aqui no Sebrae e nos dá muita esperança para seguir e fazer mais”, afirma.

Foto 5.jpeg

Sobre o Amazônia Legal Hackthon

É o maior evento de inovação jurídica da Amazônia. É uma iniciativa digital e integrativa que busca engajar faculdades, escritórios, empreendedores, designers, empresas de tecnologia, governo, prestadores de serviços, dentre outros, na busca pelo desenvolvimento de soluções inovadoras, tecnológicas e revolucionárias que impactam positivamente no âmbito do judiciário visando a desburocratização. Um dos organizadores do evento Aldo Evangelista explica que na edição de 2022 participaram equipes de todo o Brasil e que ficaram felizes que uma equipe do interior venceu proporcionando soluções tecnológicas eficientes para o judiciário.

“Nossa equipe ficou muito lisonjeada de participar de um evento que propõe o estímulo ao empreendedorismo digital no segmento de Lawtech e contribuir para soluções ao sistema do judiciário podendo ofertar um melhor serviço à sociedade”, afirma João Carlos Soares.

Thamiris Franco -Jornalista

Projeto Agência de Notícias IFAM – Iranduba financiado pela Fapeam.