NAPNE

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais  (NAPNE ) foi criado a partir do Programa TEC NEP. O programa TEC NEP teve uma ação coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) visa à inserção das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – PNE – (deficientes, superdotados/altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento) em cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e pós-graduações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com os sistemas estaduais e municipais de ensino.

No IFAM foi criado em 2001, com o objetivo de oferecer oportunidade de formação profissional a pessoas com deficiência, mas com um diferencial, que é a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho. Desde aí vem atuando com vários projetos/atividades voltados para a capacitação e inclusão, preparando-as para sua inserção no mundo do trabalho. Além disso, ainda tem a responsabilidade de promover a criação, na instituição, da cultura da "educação para a convivência" e aceitação da diversidade, além de sugerir adaptações para acessibilidade, visando às melhorias na estrutura física da instituição.

O NAPNE prepara a instituição para receber as PNE, providenciando a adaptação de currículo conforme a necessidade de cada aluno.  No IFAM, o Núcleo atua em quatro esferas principais:

  • Acessibilidade Arquitetônica;
  • Acessibilidade Pedagógica;
  • Acessibilidade Comunicacional;
  • Acessibilidade Atitudinal. 


MEMBROS

NomeCargoEmail
Mara Marlúcia Rodrigues Morais da CostaPedagoganapne.cir@ifam.edu.br