Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > IFAM CAMPUS IRANDUBA > Noticias > Projeto de extensão do IFAM – Campus Avançado de Iranduba promove educação inclusiva

por publicado: 30/06/2022 10h21 última modificação: 30/06/2022 10h21

O projeto de extensão intitulado “Formação de Professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado – AEE APAE/IRANDUBA” iniciou suas atividades na sexta-feira dia 10 de maio de 2022, ofertando uma capacitação para professores e colaboradores da APAE. O projeto de extensão tem como coordenadoras as professoras Me. Andreia Cristina Siqueira e a Professora Me. Roberta Enir, além da colaboração do aluno bolsista Aldemir Teixeira da Silva Neto.

De acordo com a Professora Andreia Siqueira, “o projeto é de suma importância, uma vez que temos assistido, na atualidade, o aumento das políticas públicas e ações que visam a promoção de uma educação inclusiva na educação básica. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre a Formação Continuada de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com discentes público-alvo da Educação Especial. Nesse sentindo, é necessário que se desenvolvam programas, ações e projetos que supra a demanda da falta de formação, sendo este um dos desafios mais notórios no processo de ensino e aprendizagem, interferindo diretamente na permanência e êxito do discente”, afirma.

Foto 1.jpeg      Foto 2_Redimensionada.jpg

É importante destacar que o IFAM Campus Avançado de Iranduba juntamente com a equipe do CAPNE Sistêmico, vem colaborando com ações de extensão que visa contribuir para a formação profissional e cidadã por meio da participação de docentes e colaboradores da APAE do município de Iranduba, uma vez que a formação continuada é compreendida como um processo construtivo de uma maneira inseparável que proporciona a relação de parceria entre Instituto Federal e a comunidade.

Foto 3 Redimensionada.jpg      Foto 4 Redimensionada.jpeg

“Como marco inicial do projeto tivemos uma excelente palestra na sexta-feira – 10 de maio com oficinas pedagógicas, voltado para o atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrado pela professora Dra. Cátia Lemos e professora Maria de Fátima Bezerra Oliveira. Ao longo do curso, os professores envolvidos vão se beneficiar de palestras, minicursos e oficinas na tentativa de contribuir para a formação desses profissionais, na certeza de que muitos são ainda os desafios acerca de uma educação inclusiva de qualidade. Sabemos que a inclusão é um grande desafio, e necessita de profissionais qualificados, a formação continuada de professores vem sendo uma grande aliada para que seja implementado uma política educacional inclusiva”, ressaltou Andreia Siqueira.

Jornalista -Thamiris Franco
Projeto - Agência de Notícias Campus Iranduba financiado pela FAPEAM