Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > IFAM CAMPUS IRANDUBA > Noticias > Servidores do Campus Avançado Iranduba realizam Planejamento Pedagógico

Servidores do Campus Avançado Iranduba realizam Planejamento Pedagógico

por publicado: 01/08/2023 15h42 última modificação: 01/08/2023 15h42

A equipe do Campus Iranduba iniciou as atividades pedagógicas na nova sede, na última segunda-feira , 31 de julho, com uma palestra sobre a temática de Educação Inclusiva, ministrada pela Professora Andreia Siqueira. Na ocasião, os servidores também puderam participar de uma ginástica laboral, planejada pela servidora Jucilene Firmo.

O evento foi planejado e coordenado pela equipe de servidores do Campus, composta pela Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Larissa Marine, pela docente coordenadora do CAPNE Sistêmico, Andreia Cristina Siqueira, docente pedagoga do Campus, Tânia Mara de Souza Castro e pedagoga do Campus, Marlúcia Rodrigues Costa.

De acordo a docente pedagoga Tânia Mara, a proposta do encontro foi dar continuidade às temáticas abordadas no VII Encontro de Formação para Retorno Acadêmico do IFAM – 2023.2 (VII EFRA), promovido no dia 25 de julho de 2023 de forma sistêmica pela Pró-Reitoria de Ensino. Tânia explicou que, durante o Planejamento do Campus, a dinâmica foi discutir, por meio do diálogo e troca de experiências entre os servidores, as temáticas, a partir da realidade vivenciada no Campus.

WhatsApp Image 2023-08-01 at 13.26.03 (1).jpeg          WhatsApp Image 2023-08-01 at 13.26.03.jpeg

A partir dessa finalidade a programação do Planejamento contou com a palestra de abertura intitulada: "Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?”, ministrada pela docente do Campus e também Coordenadora do CAPNE Sistêmico, Andréia Siqueira, em que abordou questões fundamentais sobre o tema, como: a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), conceito de inclusão, como trabalhar a inclusão escolar, desafios e possibilidades no âmbito da educação inclusiva.

Após a palestra, deu-se início à dinâmica Círculo de Diálogos. Para tanto, os servidores foram divididos em grupos, em que tiveram a oportunidade de discutir e relatar os desafios e dificuldades em trabalhar a educação inclusiva no âmbito do Campus, além de sugerir diversas possibilidades visando à melhoria do ensino-aprendizagem, com foco no ensino inclusivo. Ao final das discussões grupais, foi feita a socialização dos grupos, que culminou em um Plano de Ação, que inclui ações de permanência e êxito, a ser desenvolvido pelo Departamento de Ensino, por meio de seus setores.

Também, é válido ressaltar a participação da servidora técnica de enfermagem, Jucilene Firmo, que conduziu os servidores a uma Ginástica Laboral. “A ginástica laboral no início das atividades é uma forma inteligente de cuidar da saúde e bem-estar de todos os envolvidos no ambiente acadêmico. Ela consiste em exercícios simples e dinâmicos realizados antes do trabalho, que visam preparar o corpo e a mente para a jornada que está por vir. Os benefícios dessa prática são notáveis. Além de melhorar a circulação sanguínea e a flexibilidade, a ginástica laboral ajuda a aliviar o estresse e a tensão muscular, promovendo uma sensação de relaxamento e disposição”, explica Jucilene Firmo.

A Diretora de Ensino, professora Larissa Marine, declarou que o planejamento foi muito proveitoso. “Com a elaboração do Plano de Ação, nosso objetivo foi alcançado e o mais importante: foi construído por meio de um diálogo construtivo com a participação da equipe do Campus. Aos poucos vamos dando novos significados em nossas práticas pedagógicas”, finaliza.

Thamiris Franco - Projeto apoiado pela FAPEAM.