Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > IFAM CAMPUS IRANDUBA > Noticias > Servidores do IFAM Campus Iranduba visitam Aldeia Sahu-Apé

Servidores do IFAM Campus Iranduba visitam Aldeia Sahu-Apé

por publicado: 26/04/2022 11h19 última modificação: 26/04/2022 11h19

Os professores Paulo Nascimento, Andreia Siqueira e Kilber Bentes do Instituto Federal do Amazonas – Campus Iranduba realizaram uma visita técnica na Aldeia Sahu-Apé dos indígenas da Etnia Sateré-Mawé, localizado no munícipio de Iranduba, no último sábado, 16 de abril. A iniciativa surgiu em função de se estabelecer um contato inicial com a comunidade, tendo em vista, os trabalhos realizados pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI/IFAM/Campus Iranduba.

De acordo com o Professor Paulo Nascimento, a visita foi positiva e relevante uma vez que poderão estabelecer parcerias que agregam projetos de Ensino e Extensão. “A visita foi importante porque abriu um canal direto de comunicação com os indígenas aldeados do município. A partir daí, vamos ouvir as suas demandas e também, colaborar com o desenvolvimento social e profissional da comunidade”, destacou.

Em relação ao ensino-aprendizagem, o professor Paulo Nascimento ressaltou que com os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que serão desenvolvidos será permitido a comunidade acadêmica do IFAM/Campus Iranduba inserir de maneira significativa nas relações interétnicas da comunidade, cumprindo o seu papel institucional na formação para a diversidade. “Os nossos alunos precisam conhecer, interagir, dialogar e respeitar os indígenas em sua diversidade. Além disso, vamos poder nos apropriar das contribuições e conhecimentos daquela comunidade não apenas em âmbito institucional, mas em toda a vida”, destacou.

O professor Paulo Nascimento complementou que através de ações futuras, O IFAM - Iranduba poderá ofertar cursos diversos a comunidade e também atender às demandas por vagas para esse grupo étnico.

Assessoria de Comunicação – IFAM Iranduba

Jornalista: Thamiris Franco

Projeto apoiado pela FAPEAM.