Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > CAMPUS TEFÉ realiza sua V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT - 2019

CAMPUS TEFÉ realiza sua V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT - 2019

por publicado: 05/12/2019 10h25 última modificação: 31/03/2021 16h35

CAMPUS TEFÉ realiza sua V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT -  2019

Entre os dias 21 a 23 de novembro de 2019 ocorreu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 no IFAM Campus Tefé. Este ano o tema nacional foi Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, com o qual discentes, docentes e a comunidade escolar puderam perceber, pesquisar e mostrar a importância da bioeconomia no desenvolvimento sustentável do país.

A abertura do evento ocorreu no dia 21 de novembro com a participação de autoridades do IFAM e do município e com a realização da palestra “Bioeconomia na Amazônia: desafios e perspectivas para a agenda 2030 da ONU”, ministrada pelo Dr. Alexandre Hercos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no auditório Canaã.

Durante o evento, foram apresentados mais de 70 trabalhos desenvolvidos pelos alunos do IFAM, nas modalidades: a) pesquisa e extensão, b) divulgação científica, c) experimento, maquete ou protótipo e d) produto cultural, artístico ou gastronômico. Além disso, fizeram parte da programação palestras, filmes, oficinas, tudo com o objetivo de popularizar a bioeconomia, por meio da ciência e motivar os discentes para a prática científica.

O evento contou com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPGI) do IFAM e, este ano, com o suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Desta vez, para se cumprir a programação, o IFAM Tefé ocupou um dos principais espaços da cidade, o Mirante das Mangueiras, onde estabeleceu tendas durante os três dias de evento e contou com a presença da população tefeense, que pôde interagir com as atividades e com isso conhecer um pouco sobre o trabalho do IFAM no município de Tefé.

O IFAM inovou ao ofertar dentro da programação oficinas como a de produção de biojoias, de vassouras de garrafas pet, de bolsas com materiais recicláveis e de figuras geométricas planas. Também foi oferecida capacitação para utilização de sistema aquapônico para a produção de peixes e hortaliças, como também foram debatidas as boas práticas na criação de caprinos e ovinos no Amazonas.

No evento, também, houve a reaplicação do produto educacional EduAgroVR, aplicativo de Realidade Virtual para o Ensino Técnico de Agropecuária, pelo Prof. Gabriel Pinheiro Compto, aos participantes da palestra Realidade Virtual: soluções para a biodiversidade, no dia 22 de novembro de 2019, com carga horária de 02 (duas) horas.

Para as alunas Liriel Pontes Barbosa e Suzi Maria Moreira Marques, 2º ano de Informática, a experiência da SNCT 2019 foi inovadora tanto pelo tema, quanto pelo desenvolvimento do mesmo, pois os alunos realmente se esforçaram para construir algo inovador e construtivo para o conhecimento e as para gerações futuras. A SNCT, afirmam, é propícia a desenvolver nos discentes a visão de novos modos de ajuda para nossa cidade, estado ou até país, porque essas ideias são a ponte de construção para o futuro.

Para o discente Adrien Oliveira da Costa, 3º ano de Informática, a SNCT foi um evento impressionante comparado aos anos anteriores visto que o IFAM promoveu junto à comunidade tefeense apresentações de palestras e de  trabalhos com produtos realizados pelos próprios alunos, dentro da modalidade produto cultural, artístico ou gastronômico.  Segundo ainda o aluno, por ter sido fora da instituição foi um pouco cansativo em relação aos anteriores, mas foi um evento espetacular. Além de mostrar as maravilhas de cidade de Tefé, pôde mostrar que os alunos do Campus-Tefé estão inovando na cidade com as novas tecnologias presentes no mundo moderno.

Segundo a Coordenadora de Pesquisa do Campus e coordenadora do evento, professora doutora Lais Alves, o objetivo da SNCT foi o de aproximar a ciência e a tecnologia da população, através de uma linguagem acessível, por meios inovadores, que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.