Você está aqui: Página Inicial > EVENTOS > IFAM e LG Electronics realizam aula inaugural de curso voltado para indústria 4.0

O curso FIC é oferecido gratuitamente para 25 novos alunos oriundos da rede pública de ensino, por meio da parceria entre o Instituto e a empresa LG Electronics do Brasil

por publicado: 06/06/2022 18h29 última modificação: 07/06/2022 11h58

Na última segunda-feira (06), ocorreu a aula inaugural da primeira turma do projeto de capacitação e empreendedorismo 4.0, no Instituto Federal do Amazonas-Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI). O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) é oferecido gratuitamente para 25 novos alunos oriundos da rede pública de ensino, por meio da parceria entre o Instituto e a empresa LG Electronics do Brasil.

auditorio

O projeto está sendo fomentado por meio de recurso da Lei de Informática de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e os alunos participantes receberão uma bolsa no valor de R$ 400,00 mensal, durante um período de 5 meses.

A capacitação tem como objetivo atender estudantes da rede pública estadual no desenvolvimento de competências e habilidades, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho e acompanhamento das novas tendências mundiais voltadas para indústria 4.0, em especial, nas áreas de manufatura aditiva, lógica de programação, inteligência artificial, empreendedorismo e inovação.

A aula inaugural contou com a participação da gestão do IFAM e da empresa parceira LG Electronics. “Essa iniciativa é algo que a sociedade precisa porque promove a educação de tecnologia e sua utilização de forma prática, devolvendo para sociedade em forma de trabalho, emprego e renda”, disse o gerente geral DX/GR da LG Electronics, Nelson Gouvea.

Segundo a aluna Fernanda Leticia, da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, o curso abrirá muitas oportunidades e espera aproveitar ao máximo. “Durante as falas das autoridades fiquei nervosa, mas senti que tudo estava perfeito”, disse ela. Já segundo sua nova colega de curso, Hellen Tassiane, estudante da Escola Estadual Nathalia Uchoa, afirmou se sentir uma pessoa privilegiada, por participar do projeto e espera aproveitar todas as oportunidades. Ela finaliza agradecendo muito ao IFAM e a LG Electronics, por essa oportunidade de aprender mais.

De acordo com o reitor do IFAM, o Instituto está aberto para realização de novas parcerias, com as empresas incentivadas pelo regime da Lei de Informática, da Suframa. “O objetivo é deixar um legado de formação de jovens, visando sempre o desenvolvimento social e econômico da região. O IFAM trabalha para que esses benefícios também cheguem a diferentes localidades da nossa região amazônica e possam, assim, gerar benefícios em setores diversos”, disse Alves.

O evento ainda contou com o plantio de uma muda de árvore, como marco da primeira turma do curso FIC do Projeto de Capacitação e Empreendedorismo 4.0. “A ideia é plantar muitas novas mudas no nosso campus, porque queremos que esse projeto possa se expandir, para criação de novas parcerias e consequentemente, beneficiando mais alunos da rede pública de ensino”, disse o diretor-geral do IFAM-CMDI, professor Nivaldo Rodrigues.

A solenidade encerrou com uma visita aos laboratórios do IFAM-CMDI.. Participaram do momento, o diretor geral DX/GR da LG Electronics, Heenam Kim, o diretor de Recursos Humanos, Song Jun Yong, o gerente geral DX/GR da LG Electronics e o reitor do IFAM.

laboratorio

Confira mais fotos da aula inaugural.

Comunicação Social / Reitoria