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Egresso do PPGET conquista prêmio de melhor dissertação em evento internacional sobre Realidade Virtual e Aumentada
Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o egresso Izac Martins da Silva foi agraciado com o prêmio de melhor dissertação durante o 26º Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR). O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), nos dias 30 de setembro e 03 de outubro, em Manaus-AM.
A pesquisa de mestrado intitulada ‘Experimentação remota e simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas por meio da aprendizagem baseada em projetos’ foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET-IFAM) e teve a orientação do professor Vitor Bremgartner, do Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI), com coorientação da professora Marisa Cavalcante, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Por se tratar de um mestrado profissional, no PPGET há a necessidade de criação e a entrega de um produto ao fim do curso. De acordo com o orientador da pesquisa, a dissertação deu origem ao produto educacional intitulado ‘Navegando nas ondas eletromagnéticas: uma sequência didática de ABP voltada ao estudo da propagação dos raios X’. “Esse trabalho apresenta uma proposta contextualizada localmente para o estudo das ondas eletromagnéticas e a propagação da radiação, aplicados à radiologia. Essa sequência didática pode ser aplicada em diversos contextos educacionais – presencial, remoto ou híbrido – e está disponível gratuitamente para a comunidade no site www.fisicaetecnologia.com”, explica.
Entre as principais ferramentas desenvolvidas, destacam-se: a experimentação remota, o simulador Android (app LDR vs Luz, disponível no Google Play) e o ambiente de realidade virtual (makerverso), com registro de software. “Essas ferramentas abordam um mesmo experimento físico sob diferentes perspectivas, possibilitando a complementação ou implementação em diferentes contextos de aprendizagem. O público-alvo inicial foram alunos do 3º ano do ensino médio da disciplina de Física, mas também é aplicável a cursos técnicos e tecnólogos em radiologia”, comenta Vítor.
O professor esclarece que, no contexto da premiação recebida, o foco foi o makerverso, desenvolvido para os óculos de realidade virtual Meta Quest 2, ambiente projetado como uma réplica do Espaço Maker Rivelino Lima (IFAM-CMDI), no ano de 2022, e que possibilita a imersão em um ambiente onde os estudantes podem realizar treinamentos e manipulações de equipamentos, como impressora 3D e drone, além de escrever em lousas virtuais. “O makerverso extrapolou o escopo inicial do projeto, promovendo uma experiência inovadora e interativa, a qual teve como objetivo alinhar conceitos da cultura maker com o metaverso. Apesar dos avanços já conquistados, é fortemente recomendada a continuidade dessa pesquisa, para consolidar o trabalho como um dos primeiros ambientes de realidade virtual que integram essas características, com a finalidade de ofertar um espaço multiusuário e colaborativo diminuindo as fronteiras entre os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem”, ressalta.
Com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e apoio do IFAM, por meio do PPGET, a dissertação defendida em dezembro de 2023, encontra-se disponível no Repositório Institucional do IFAM em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1418.