Notícias
IFAM inicia programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) produzidas pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) têm se consolidado como uma força motriz para o desenvolvimento social e econômico do país, principalmente da região Norte. E para aproximar a sociedade dos conhecimentos científicos e tecnológicos gerados no âmbito da instituição, até a próxima sexta-feira (18) ocorre a 21ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT), nos 17 campi do IFAM.
Realizada anualmente durante o mês de outubro em todas as cinco regiões do país, a SNCT é o principal evento de popularização da ciência do Brasil promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com diversas instituições, dentre elas de ensino e pesquisa. O IFAM é um dos parceiros e iniciou as atividades da edição de 2024, na tarde desta segunda-feira (14), no Campus Presidente Figueiredo (IFAM-CPRF), onde reuniu alunos, servidores e convidados da comunidade científica para a solenidade de abertura da Semana.
Na composição da mesa de abertura, estiveram presentes, o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI), professor Paulo Henrique Rocha Aride; a pró-reitora de Ensino (PROEN), Rosângela Santos da Silva, representada pela diretora de Avaliação, Permanência e Êxito (DAPEX), Sâmara Santos dos Santos; a pró-reitora de Extensão (PROEX), professora Maria Francisca Morais de Lima; o pró-reitor de Gestão de Pessoas (PROGESP), professor Leandro Amorim Damasceno; o diretor-geral do IFAM-CPRF, professor Jackson Pantoja Lima; a diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica e coordenadora da 21ª SNCT do IFAM, professora Flávia Schimpl.
Durante seu discurso, a organizadora da atividade no IFAM, professora Flávia Schimpl, destacou a importância do evento para a divulgação científica junto à sociedade e a possibilidade da edição de 2024 superar o número de público. “Desde que ingressei na coordenação sistêmica da SNCT tenho buscado incentivar todos os campi a participarem das atividades. E o tema deste ano ao falar de bioma, biodiversidades e saberes é justamente o que a popularização da ciência tem tentado fazer quando busca unir o conhecimento acadêmico com os saberes tradicionais, com as necessidades da comunidade. Ao levarmos o que é feito aqui dentro e a comunidade sabe o que estamos fazendo, somos reconhecidos e nossos alunos ficam satisfeitos em levar o que estão aprendendo. É uma grande celebração da ciência, da tecnologia, do conhecimento e dos saberes tradicionais, e todo mundo sai daqui aprendendo muito mais. Tenho muito orgulho em fazer parte da história da SNCT no IFAM. Acredito que neste ano, assim como batemos o recorde de financiamento, vamos ultrapassar os números de atividades e de pessoas atingidas. Com certeza teremos um recorde de público, e a gente só vem crescendo a cada ano porque fazemos com muita dedicação e sabemos da missão que a popularização da ciência possui”, disse.
Este ano, o tema da SNCT é ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’, com o objetivo de destacar a rica biodiversidade brasileira, os conhecimentos tradicionais e o papel da tecnologia social no desenvolvimento sustentável. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Paulo Henrique Rocha Aride, é necessário discutir a situação atual dos biomas brasileiros. “A temática de 2024 não poderia ser melhor, por ser uma semana nacional e dar destaque à nossa região. Como todos estamos vendo, estamos passando por mudanças drásticas em relação ao clima e ao funcionamento sistêmico do nosso planeta. Então, é mais do que urgente falarmos sobre esses assuntos”, afirmou.
De acordo com o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, a SNCT representa uma oportunidade única de integrar o conhecimento científico e os saberes tradicionais. “A Semana Nacional é um espaço essencial para que nossos pesquisadores compartilhem suas descobertas e para que estudantes se inspirem a seguir carreiras científicas. Ao mesmo tempo, é um momento em que o Instituto se abre à sociedade, mostrando como a ciência e a tecnologia podem transformar vidas. Temos um dos mais importantes biomas para a manutenção da vida neste planeta e estamos passando por várias situações que interferem diretamente na sociedade, são cheias cada vez maiores, secas cada vez mais severas. Em nível mundial, fatores climáticos estão modificando o planeta, gerando catástrofes. A SNCT é um momento de perceber, por meio das nossas pesquisas, de nossas ações, o que realmente a nossa instituição está fazendo a favor da preservação e do desenvolvimento das pessoas e do nosso bioma amazônico”, destacou.
A programação do primeiro dia da SNCT teve transmissão ao vivo pelo Canal TV IFAM (Youtube).
Honraria Saberes Tradicionais - Durante a solenidade de abertura, o IFAM, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (NEABI), concedeu a Honraria Saberes Tradicionais à Vanda Witoto, mulher indígena, trabalhadora da saúde e líder atuante dos movimentos sociais indígenas.
A honraria foi concedida à Witoto em reconhecimento a sua contribuição e ao seu compromisso com a saúde, a educação e a defesa dos direitos indígenas. A homenagem foi entregue pela professora Meire Shanti, membro do NEABI do IFAM-CPRF.
Palestra de abertura - Após a mesa de abertura, o professor e pesquisador Adalberto Luis Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI), realizou a palestra ‘Peixes da Amazônia no Antropoceno’. A atividade teve a mediação da coordenadora do curso de Engenharia de Aquicultura do IFAM-CPRF, professora Alzira Miranda de Oliveira.
Programação da SNCT no IFAM - Com programação descentralizada, a SNCT visa mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
No IFAM, até o dia 20, a programação é aberta ao público e gratuita. Todos os 17 campi realizarão as seguintes atividades presenciais: minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas; exposições e apresentações culturais; Jornada Técnico Científica (JORTEC); VI Mostra de Extensão; II Semana de Empreendedorismo.
A SNCT tem a realização do IFAM, com apoio da UEA, do INPA, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do MCTI, através do edital CNPq/MCTI Nº 08/2024.
Confira a programação completa em: http://www2.ifam.edu.br/snct-ifam/programacao