Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM Internacional: Selecionados recebem orientações

IFAM Internacional: Selecionados recebem orientações

Alunos estudarão um semestre letivo no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal
por Milton Barros publicado: 22/07/2015 12h26 última modificação: 22/07/2015 12h56

Pela primeira vez um grupo de estudantes de graduação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizará mobilidade acadêmica internacional através de um programa institucional próprio. Trata-se do programa IFAM Internacional que tem como objetivo proporcionar a dez alunos a oportunidade de estudar um semestre letivo no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Os estudantes estiveram na tarde desta terça-feira (21) no prédio da reitoria para orientações sobre roteiro de viagem, cronograma, orçamento e providências necessárias antes da viagem. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor José Pinheiro de Queiroz Neto, que recentemente esteve na Finlândia para capacitação, e a pró-reitora de Extensão, professora Sandra Magni Darwich, conversaram com os alunos sobre suas experiências em terras estrangeiras, citando culturas e costumes diferentes que os alunos terão que vivenciar no velho continente.Reitor conversa com alunos

Para o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, a realização do programa é apenas o pontapé inicial para a internacionalização do Instituto. “Atualmente já temos alunos que estão levando o nome do IFAM ao exterior através de convênios e programas do governo federal, mas sempre tivemos esse desejo de ter um programa próprio de mobilidade no Instituto, queremos que a partir desses 10 alunos muitos outros comecem a despertar essa vontade de ir ao exterior. Temos planos de expandir o programa para outros destinos como o Canadá”, comentou.

Ansioso para a viagem que se aproxima, o aluno do 4º período de Engenharia Civil, Lucca Fernando Dantas Souza, conta que espera com muita expectativa o intercâmbio. “Vou com grande vontade de aprender e trazer para o Brasil novos conhecimentos”, frisou. A estudante do 4º período de Medicina Veterinária, Ravena dos Santos Hage, comenta que a oportunidade é única de crescimento tanto pessoal quanto profissional. “Sou da primeira turma do curso e quando voltar espero que através de mim outros alunos tenham vontade de fazer esse intercâmbio. Estou indo com muita vontade de crescer”, conta Hage.

Os alunos embarcarão rumo a Portugal no dia 12 de setembro com previsão de retorno em fevereiro de 2016. Além da passagem aérea, os estudantes são contemplados com bolsa estudantil, auxílio material didático, seguro saúde e auxílio instalação por todo o período de mobilidade.