Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Ensino > PROEN > Cursos > Curso Superior de Bacharelado > Engenharia de Controle e Automação

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Nome do Curso

Engenharia de Controle e Automação

Perfil Profissional

 De acordo com os Referenciais Nacionais dos Cursos de Engenharia e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso, o engenheiro de Controle e Automação é um profissional de formação generalista, que atua no controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos ou equipamentos elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas, de controle e automação de processos, de equipamentos dedicados, de comando numérico e de máquinas de operação autônoma.

Projeta, instala e mantêm robôs, sistemas de manufatura e redes industriais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, à legislação e aos impactos ambientais.

Área de Atuação


O Engenheiro de Controle e Automação é habilitado para trabalhar em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão ou distribuição de energia; na automação de indústrias e na automação predial; com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; na fabricação e aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados ou automatizados.

 


Nível do Curso

Ensino Superior

Eixo Tecnológico

Engenharias

Forma de Oferta

Presencial

Modalidade

Bacharelado

Regime de Matrícula

Semestral

Turno de Oferta

Integral


 

Organização Curricular

Tempo de Duração do Curso

5 anos

Carga Horária Total das Disciplinas

5.040 horas

Carga Horária do Estágio

200 horas

Pré-Requisito Necessário

Ensino Médio completo 

Resolução de Autorização

RESOLUÇÃO Nº. 22 - CONSUP/IFAM, de 07 de agosto de 2013.

Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas / Campus Manaus-Distrito Industrial. 

Campus ofertado

Manaus Distrito Industrial