Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Ensino > PROEN > Cursos

GUIA DE CURSOS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) é uma instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e com 14 campi distribuídos pelo Estado, além de um campus avançado em Manacapuru e um Centro de Referência em Iranduba. Atualmente, o IFAM oferece 32 cursos de formação profissional, 128 cursos Técnicos  Presenciais, 13 cursos Técnicos em Educação  a Distância (EaD), 05 cursos de Licenciaturas, 04 cursos de Bacharelado, 10 cursos Tecnólogos, 14 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e 02 cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu. Conheça as modalidades de ensino oferecidas pelo IFAM e quais campi oferecem os cursos.


Técnico de Nível Médio na Forma Integrada

É oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental (9º ano). A Forma Integrada significa que o curso garante tanto a formação da base Nacional Comum do Ensino Médio quanto a Formação Técnica Profissional, ou seja, o aluno terá aulas das disciplinas tradicionais do Ensino Médio em conjunto com as disciplinas do curso técnico escolhido. Os cursos tem a duração de 3 (três) anos e ao final dele, o aluno terá uma profissão e ainda estará apto a prestar o Vestibular para cursos de nível superior. 


 
Técnico de Nível Médio na Forma Concomitante

A modalidade concomitante permite que o aluno esteja realizando um curso técnico no IFAM, ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio em outra instituição de ensino. 



Técnico de Nível Médio na Forma Subsequente

Somente alunos que tenham concluído o Ensino Médio podem se candidatar aos cursos do Ensino Médio Técnico Subsequente. Nesta modalidade, as disciplinas são exclusivamente técnicas e os cursos têm duração de 2 (dois) anos.


Educação de Jovens e Adultos  - EJA - EPT 

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) é voltado para aqueles candidatos acima de 18 anos, e que tenha concluído Ensino Fundamental, proporcionando formação profissional com com escolarização para jovens e adultos. 



Educação a Distância (EaD)

O Sistema EaD no IFAM consiste na oferta de Cursos na Modalidade Educação a Distancia nos diferentes níveis, etapas e outras modalidades da organização da Educação Básica e Educação Superior no Brasil. Atualmente, o IFAM desenvolve a oferta de 10 Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente vinculados à Rede e-Tec Brasil no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) em 14 Polos presenciais no Estado do Amazonas.

Em relação à Graduação está em percurso o Curso de Licenciatura em Física pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

No tocante à Pós-Graduação, também se encontra em desenvolvimento o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica, numa articulação interinstitucional entre os Institutos Federais do Amazonas, Acre e Rondônia por meio do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal PLAFOR/SETEC do Ministério da Educação.

Todos estes cursos possuem em seus currículos a obrigatoriedade de 20% de aulas presenciais e 80% de aulas a distancia e estão sustentados na Plataforma MOODLE.

Há, ainda, a oferta de 08 Cursos Livres on-line na Plataforma MOOC (Massive open online Course), os quais representam uma experiência orientada e colaborativa em parceria com a Rede Tim-Tec/Instituto TIM, entendendo a comunidade virtual como um todo em grande perspectiva de formação.



Formação Inicial e Continuada - FIC

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são cursos de curta duração voltado para o aperfeiçoamento e a qualificação do profissional para o mercado de trabalho, independente do nível de escolaridade. 



Bacharelado

Cursos de nível superior com duração média de 4 (quatro) anos, tendo como foco a formação científica ou humanística, conferindo ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel, podendo se especializar por meio dos cursos de pós-graduação.



Licenciatura

Tem a mesma duração dos cursos de bacharelado. Os profissionais formados nos cursos de Licenciatura podem ministrar aulas na educação básica (ensino fundamental e médio). A diferença curricular entre o bacharelado e a licenciatura é a presença de matérias de cunho pedagógico nos cursos do segundo tipo. É importante destacar que bacharéis não podem ministrar aulas na educação básica. O aluno formado em licenciatura pode mudar a área de atuação com pós graduações, e tornar-se pesquisador ou começar a atuar na área técnica do curso.



Tecnologia

O IFAM oferece atualmente 10 cursos tecnólogos. São cursos de nível superior com formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, tendo a duração média de 3 (três) a 4 (quatro) anos. Os candidatos interessados devem ter o Ensino Médio completo.



Pós-Graduação (Lato sensu e Stricto sensu)

São cursos voltados àqueles que possuem diploma de graduação e que desejam aprofundar seus conhecimentos científicos ou técnico-profissional. Dividindo-se em Lato sensu e Strictu sensu. O primeiro compreende programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Já as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá diploma.