Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Ensino > PROEN > Cursos

GUIA DE CURSOS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) é uma instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e com 14 campi distribuídos pelo Estado, além dos seguintes campi avançados: Manacapuru, Iranduba e Boca do Acre. Atualmente, o IFAM oferece 32 cursos de formação profissional, 139 Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Presenciais, incluindo as Formas Integrada, Subsequente, Concomitante, Integrada na Modalidade EJA e Especialização Técnica de Nível Médio, 13 cursos Técnicos em Educação a Distância (EaD), 06 cursos de Bacharelado, 11 cursos Superiores de Tecnologia, 05 cursos presenciais de Licenciatura e 02 cursos de Licenciatura na modalidade a Distância, 14 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e 02 cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu. Conheça as modalidades de ensino oferecidas pelo IFAM e quais campi oferecem os cursos.




ACESSE O CATÁLOGO DE CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO IFAM 2020/2021






Técnico de Nível Médio na Forma Integrada

É oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental (9º ano). A Forma Integrada significa que o curso garante tanto a formação da base Nacional Comum do Ensino Médio quanto a Formação Técnica Profissional, ou seja, o aluno terá aulas das disciplinas tradicionais do Ensino Médio em conjunto com as disciplinas do curso técnico escolhido. Os cursos têm a duração de 3 (três) anos e, ao final dele, o aluno terá uma profissão e ainda estará apto a prestar o Vestibular para cursos de nível superior. 

Acesse os cursos AQUI


 Técnico de Nível Médio na Forma Concomitante

A modalidade concomitante permite que o aluno realize um curso técnico no IFAM ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio em outra instituição de ensino. 

Acesse os cursos AQUI


Técnico de Nível Médio na Forma Subsequente

Somente alunos que tenham concluído o Ensino Médio podem se candidatar aos cursos do Ensino Médio Técnico Subsequente. Nesta modalidade, as disciplinas são exclusivamente técnicas, e os cursos têm duração de 1 (um) ano e meio ou 2 (dois) anos.

Acesse os cursos AQUI


Educação de Jovens e Adultos  - EJA - EPT 

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) é voltado para aqueles candidatos acima de 18 anos, e que tenha concluído Ensino Fundamental, proporcionando formação profissional com com escolarização para jovens e adultos. 

Acesse os cursos AQUI


Bacharelado

São cursos de nível superior com duração média de 04 (quatro) a 06 (seis) anos, tendo como foco a formação científica ou humanística, conferindo ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel, podendo se especializar por meio dos cursos de pós-graduação.

Acesse os cursos AQUI


Licenciatura

São cursos de nível superior com duração média de 04 (quatro) anos, formam essencialmente educadores. Ou seja, este grau é focado na formação de profissionais que pretendem atuar como professores, podendo ministrar aulas na educação básica (ensino fundamental e médio). Nesta área há grandes oportunidades de formação continuada, seja em cursos Lato Senso ou Stricto Senso.

Acesse os cursos AQUI


Tecnologia

São cursos de nível superior com formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, tendo a duração média de 02 (dois) a 03 (três) anos. Embora possuam uma duração menor que os outros graus, os egressos possuem capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade, posto que os cursos têm como foco a prática profissional.

Acesse os cursos AQUI


Educação a Distância (EaD)

O Sistema EaD no IFAM consiste na oferta de Cursos na Modalidade Educação a Distância nos diferentes níveis, etapas e outras modalidades da organização da Educação Básica e Educação Superior no Brasil. Atualmente, o IFAM desenvolve a oferta de 10 Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente vinculados à Rede e-Tec Brasil no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) em 14 Polos presenciais no Estado do Amazonas.

Em relação à Graduação está em percurso o Curso de Licenciatura em Física pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

No tocante à Pós-Graduação, também se encontra em desenvolvimento o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica, numa articulação interinstitucional entre os Institutos Federais do Amazonas, Acre e Rondônia por meio do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal PLAFOR/SETEC do Ministério da Educação.

Todos estes cursos possuem em seus currículos a obrigatoriedade de 20% de aulas presenciais e 80% de aulas a distancia e estão sustentados na Plataforma MOODLE.

Há, ainda, a oferta de 08 Cursos Livres on-line na Plataforma MOOC (Massive open online Course), os quais representam uma experiência orientada e colaborativa em parceria com a Rede Tim-Tec/Instituto TIM, entendendo a comunidade virtual como um todo em grande perspectiva de formação.



Formação Inicial e Continuada - FIC

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são cursos de curta duração voltado para o aperfeiçoamento e a qualificação do profissional para o mercado de trabalho, independente do nível de escolaridade.  


Pós-Graduação (Lato sensu e Stricto sensu)

São cursos voltados àqueles que possuem diploma de graduação e que desejam aprofundar seus conhecimentos científicos ou técnico-profissional. Dividindo-se em Lato sensu e Strictu sensu. O primeiro compreende programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Já as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá diploma.