Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > Notícias > 40 merendeiras aprendem a inovar o cardápio escolar

Notícias

40 merendeiras aprendem a inovar o cardápio escolar

Cursos encerram o mês de dezembro na Escola Estadual Tiradentes (Manaus) e na Escola Municipal Francisca Chagas da Fonseca Pinto (Careiro da Várzea)
por publicado: 08/12/2022 13h41 última modificação: 08/12/2022 14h05

A partir de 2023, estudantes das redes municipal e estadual de ensino encontrarão o cardápio da merenda escolar bem diferente, saudável e muito saboroso com ingredientes amazônicos. O motivo é que o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/IFAM) capacitou 40 merendeiras nos cursos “Beneficiamento e desenvolvimento de produtos à base de pescado” e “Elaboração de Refeições enriquecidas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)” em Manaus e no Careiro da Várzea.

Na Escola Estadual Tiradentes, em Manaus, 20 profissionais receberam treinamento entre os dias 30 de novembro e 01 de dezembro, sobre como elaborar um cardápio atrativo utilizando o pescado amazônico e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). A inserção de novos produtos na merenda escolar foi bem aceita pelos estudantes. O resultado? Pratos limpos e a garantia do desenvolvimento integral do aluno em sala de aula. 

Segundo a coordenadora do produto 3, Janaína Aguiar, o desafio na Escola Tiradentes foi a execução do curso in loco, ou seja, utilizando a infraestrutura da cozinha da escola. “Adaptamos ainda mais o cardápio e a programação do curso para atender aos profissionais da escola. Essas mudanças proporcionam à equipe do Cecane um novo desafio, que é o de vivenciar a realidade cotidiana enfrentada pelas merendeiras”, disse ela ao ressaltar o apoio e parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC).

Já no Careiro da Várzea (distante 21km em linha reta de Manaus), nos dias 06 e 07 de dezembro, 20 merendeiras da Escola Municipal Francisca Chagas da Fonseca Pinto também tiveram a oportunidade de conhecer as inúmeras possibilidades de como inserir o pescado na merenda escolar e incrementá-las com as PANC. 

De acordo com a coordenadora do produto 2, Dayse Silveira, apesar das escolas da rede municipal de educação do Careiro da Várzea ainda não servirem o pescado na merenda escolar, a receptividade em relação a este item foi muito positiva. “Aproveitamos a capacitação para apresentar às merendeiras, nutricionistas e gestão da educação a importância do pescado na merenda escolar e possibilidades de elaboração de cardápios com peixes regional. Houve aceitação por parte das merendeiras e elas salientaram o interesse em inserir o pescado como oferta de proteína na merenda nas escolas do município”, ressaltou Silveira. 

Ao final do curso, as profissionais preparam os seguintes pratos: almôndegas PANC (Major Gomes e Cariru), hambúrguer PANC (Ora-pro-nobis e Cipó-alho), Arroz com Jerimum e Cariru, farofa de Caapeba, hambúrguer PANC com pasta de Cipó-alho, ragu PANC (ora-pro-nobis), farofa PANC (Caapeba) e açaí com biomassa.