Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > Notícias > Agricultores em Itacoatiara participam de curso do Cecane/IFAM

Notícias

Agricultores em Itacoatiara participam de curso do Cecane/IFAM

por publicado: 06/12/2022 05h47 última modificação: 06/12/2022 17h33

Pela primeira vez, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/IFAM) ofertou entre os dias 01 a 03 de dezembro, o curso “Formação de agricultores familiares para acesso ao PNAE”, ministrado na comunidade Santo Antônio da Colônia Rondônia I, em Itacoatiara (distante 175 km em linha reta de Manaus). 

Com 36 agricultores capacitados, um dos objetivos do curso é promover ferramentas para que o trabalhador rural possa escoar a produção, eliminar a figura do atravessador e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida tanto da comunidade quanto do homem do campo. 

Durante três dias, a instrutora Joana Maciel Cunha explicou como funciona o Cecane/IFAM e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, os participantes puderam aprender como funciona uma chamada pública e como elaborar um projeto de venda e formalizar um contrato. 

Além da professora-formadora, o curso teve o apoio da estudante de Licenciatura em Ciências Agrárias, do Campus Itacoatiara, Keziane Osaki.

Segundo o coordenador do Cecane/IFAM em Itacoatiara, Gilson Gomes, a dinâmica da capacitação foi elogiada pelos participantes. “Alguns estudantes relataram que se tivessem tido acesso a esse curso antes, muitos já estariam participando das chamadas públicas. Mas, infelizmente, o desconhecimento sobre como tudo funciona e quais produtos podem participar acabava afetando a participação deles”, disse o coordenador do produto 2. 

Ao final do curso, Gilson Gomes reafirma a importância de investir em treinamentos in loco para os agricultores rurais. “Ao executar essas capacitações dentro da comunidade, conseguimos reduzir um pouco as dificuldades dos comunitários em ter acesso ao conhecimento. Além dos relatos de agradecimento, eles já estão à espera de novas capacitações”, finalizou.