Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > Notícias > Agricultores familiares firmam contratos com IFAM Campus Tefé

Agricultores familiares firmam contratos com IFAM Campus Tefé

por publicado: 07/12/2022 13h13 última modificação: 07/12/2022 13h13

No último dia 29 de novembro, o Campus Tefé e agricultores familiares locais firmaram contrato de fornecimento de produtos da agricultura familiar com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). O contrato no valor de R$83.113,80 foi firmado com 10 agricultores e a Cooperativa Indígena Nova Esperança (COOINE).

Segundo a Comissão do PNAE no Campus Tefé, do quantitativo total de proponentes aprovados, quatro fornecedores irão fornecer produtos orgânicos. Tais itens devem ter a declaração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como Organismo de Controle Social (OCS) de produção orgânica ou produtos com o selo de Produção Orgânica do Brasil que pode ser emitido por auditoria ou empresa devidamente regulamentada pelo MAPA ou através de Organismo Participativo de Controle de Conformidades (OPAC).

Outro detalhe importante, segundo o coordenador do Centro de Colaboração da Alimentação Escolar do IFAM (Cecane) no Campus Tefé, Helder Frazão foi a participação feminina na chamada pública. “É muito importante destacar que de 12 propostas individuais, nove foram submetidas por proponentes titulares mulheres, sendo oito aprovadas no final do processo”, disse Frazão.

A chamada pública contou também com a presença do representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Adriel Barbosa Bento que auxiliou na elaboração do projeto de venda.

Sobre o quantitativo de propostas nas chamadas públicas promovidas pelo Campus Tefé, Frazão ressalta que o número vem aumentando ao longo dos últimos anos. “O aumento da participação nos editais do Campus é fruto do trabalho de aproximação com os fornecedores e, principalmente, das articulações e parcerias com instituições locais, tais como: UEA, Mamirauá, IDAM, Sebrae, Secretaria Municipal de Produção e dos movimentos sociais locais, além das ações como cursos e capacitações envolvendo agricultores familiares”, afirmou.

A participação dos estudantes do Campus nas atividades institucionais e burocráticas é algo incentivado pela coordenação local. Nesta Chamada Pública, a bolsista do Cecane/IFAM, Maria José de Souza Martins, do curso técnico subsequente em Agroecologia foi convidada para fazer parte da comissão de compras do PNAE e conhecer todas as etapas do processo. “Os estudantes estarem presentes nestas atividades é um importante elo de ligação entre a instituição e o corpo discente, já que podem observar as dificuldades enfrentadas nas compras institucionais, a questão da sazonalidade de oferta de produtos na merenda escolar e, principalmente, acompanhar a qualidade dos produtos fornecidos para o campus”, ressaltou Frazão.