Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > Notícias > CECANE/IFAM inicia atividades em Tefé e Eirunepé

Notícias

CECANE/IFAM inicia atividades em Tefé e Eirunepé

por publicado: 10/09/2022 05h25 última modificação: 10/09/2022 05h35

As atividades do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/IFAM) estão a pleno vapor nos municípios de Eirunepé e Tefé, distantes da capital 1.159 km e 522 km, respectivamente. 

Em Eirunepé, a equipe se reuniu com diversos entes do terceiro setor, tais como, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Extensão Rural, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Eirunepé (STRAAFE) e a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas de Eirunepé (ATAE) para traçar estratégias e parcerias na região.

Segundo o coordenador do projeto em Eirunepé, Dhiekson Xavier Souza, neste primeiro momento, o objetivo é apresentar o CECANE/IFAM aos parceiros e órgaos locais e, de acordo com ele, a recepção tem sido muito positiva. “Todos têm recebido muito bem a ideia do CECANE e  já demonstram interesse em participar das capacitações, pois muitos desconhecem os procedimentos e documentos para entrar em uma chamada pública'', disse ele. 

Já em Tefé, coordenados pelo professor Helder Oliveira Frazão, a equipe iniciou as articulações para ofertar oficinas aos agricultores do município, de acordo com as metas estabelecidas no produto 2. Segundo ele, uma reunião com a Reserva Mamirauá já foi agendada para que os agricultores residentes de comunidades distantes também sejam beneficiados. 

Além disso, o produto 2 visa estimular os agricultores familiares na comercialização de seus produtos para o PNAE no Amazonas, para isso, o CECANE, em parceria com entidades locais, irá capacitá-los no entendimento das etapas do processo. 

“Já nos reunimos com o IDAM e conversaremos com os responsáveis pela Reserva Mamirauá e Floresta Nacional de Tefé (Flona Tefé) para que parcerias sejam firmadas e as capacitações sejam oferecidas  aos agricultores residentes em comunidades mais distantes. Ainda temos o apoio das estudantes do 3° ano de Agropecuária, do Campus Tefé nessa missão”, disse ele ao ressaltar que o Flona Tefé, uma Unidade De Conservação de Uso Sustentável, também está passando por processo de certificação orgânica. 

Sobre o CECANE

Promover políticas de segurança alimentar e nutricional é um dos pilares do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). E para executá-lo, os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) surgiram como unidades de apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

O IFAM foi credenciado em 2021 junto ao FNDE para execução do projeto. Por meio de ações de  ensino, pesquisa e extensão, o plano de trabalho para 2020 foi aprovado e prevê a execução de quatro produtos: mapeamento da execução do PNAE no IFAM e formação dos seus atores; formação de agricultores familiares; formação de merendeiras - enriquecimento nutricional com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e; formação de merendeiras - beneficiamento de pescado regional.

Na região Norte, o CECANE atualmente é executado pelo Instituto Federal do Amazonas (Cecane/IFAM), a Universidade Federal do Amazonas (Cecane/UFAM), Universidade Federal do Pará (Cecane/UFPA) e Universidade Federal do Tocantins (Cecane/UFT).