Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > Notícias > Cecane/IFAM inicia calendário de capacitações sobre alimentação escolar

Cecane/IFAM inicia calendário de capacitações sobre alimentação escolar

por publicado: 07/11/2022 09h42 última modificação: 07/11/2022 12h57

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/IFAM) deu início na última semana a uma série de capacitações gratuitas para os servidores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) envolvidos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O curso online “Formação dos atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizado online nos dias 3 e 4 de novembro, foi uma iniciativa do Cecane/IFAM e o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, desenvolvido no âmbito da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

A capacitação teve a participação de representantes dos seguintes campi: Boca do Acre, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Manaus Centro, Manaus Zona Leste, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, além de servidores lotados na Reitoria do IFAM.

A coordenadora do Cecane/IFAM, Nara Bezerra, ressaltou que a agenda de cursos de 2022 visa formar os atores PNAE, agricultores familiares e merendeiras escolares que são fundamentais na execução plena da alimentação escolar no Amazonas.

Durante dois dias, os participantes conheceram a sistemática do PNAE (contexto e marco legal), debateram sobre os desafios com a oferta local e potenciais parcerias, tiraram dúvidas sobre DAP e CAF física e jurídica, trocaram experiências, além de aprender como elaborar um edital de chamada pública.

Segundo o consultor da GIZ, Gustavo Assis, o objetivo da capacitação é compartilhar e nivelar o conhecimento, visando a ampliação da participação da agricultura familiar no âmbito do PNAE, tendo em vista que por lei (Lei nº 11.947, de 16.06.2009), 30% do valor repassado pelo PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar.

Próximas capacitações

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Campus Manaus Zona Leste (CMZL) está sediando duas oficinas para a formação de merendeiras da rede municipal de Educação: “Enriquecimento nutricional com PANC” (produto 3) e “Beneficiamento e elaboração de produtos à base de pescado regional (produto 4)”. Os cursos também serão ofertados em Presidente Figueiredo, nos dias 25 e 26 de novembro.

Os próximos cursos serão realizados em Maués, Tefé e Eirunepé e visam a formação local de agricultores familiares.