Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > Notícias > PANCs atraem atenção do público em aula culinária

PANCs atraem atenção do público em aula culinária

A aula show fez parte do stand da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Inovação (Sedect) na Expoagro.
por publicado: 04/10/2022 12h32 última modificação: 04/10/2022 12h32

Os sabores brasileiros e a riqueza da culinária amazônica despertaram a atenção de quem visitava a 44ª Expoagro, realizada em setembro, em Manaus. Com o projeto Aula Show, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/IFAM) apresentou aos visitantes da Feira Agropecuária, uma série de receitas utilizando Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) e a pasta de castanha, novo produto alimentício desenvolvido pela estudante e bolsista do produto 3, Nayara da Silva Balieiro, do IFAM Campus Manaus Zona Leste.

A castanha-do-brasil é rica em selênio e vitamina E, ou seja, é um excelente antioxidante e redutor do colesterol LDL (colesterol ruim). Além disso, contém magnésio, fibras e ômega 3, sendo importante ferramenta no combate aos radicais livres e no aumento do HDL (colesterol bom).

Batizado de “Nutella Amazônica”, a pasta de castanha é resultado do Projeto de Iniciação Científica, orientado pela professora Janaina de Aguiar, em parceria com a empresa Na Floresta, que produz o chocolate Na’kau. Durante a aula show, a estudante de Nutrição, Letícia Valares, apresentou o valor nutricional do produto e seus benefícios, com base nas características nutracêuticas de seus principais ingredientes. Segundo a estudante, a castanha-do-brasil é riquíssima em calorias. “Em 100 gramas de castanha temos 660 kcal. Vale ressaltar que ela é considerada um alimento low carb, onde em 100g, tem-se apenas 0,7g de carboidrato; 0,5g de fibra e 14g de proteína”, informou a estudante da Unip ao explicar os valores nutricionais da castanha.

E para finalizar, a estudante de Gastronomia, do Centro Universitário Fametro, Karol Ane Lima de Sousa, ensinou três receitas utilizando Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs): biscoito primavera PANC, cestinha encontro das águas e cestinha amazônica.  Ao final de cada receita, os participantes puderam degustar os pratos produzidos na aula show.

A extensionista do produto 3, Janaina de Aguiar, ressaltou a importância de eventos que promovam a cultura gastronômica amazônica. “Poder realizar uma aula show com PANCs são de extrema importância social, pois temos a oportunidade de apresentar ingredientes ‘exóticos’, exemplificando modos de preparo e, demonstrando que existe potencial alimentar nestas plantas, instigando os participantes a replicar ou até mesmo criar novas receitas em casa. É uma imersão na cultura local e, principalmente, a valorização de alimentos não convencionais de baixo custo e fácil acesso”, afirmou.

Aprenda a seguir como fazer o biscoito primavera PANC com a nutella amazônica (pasta de castanha).  Experimente!