Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Extensão > Notícias > Potencial de ingredientes amazônicos é tema de oficina

Potencial de ingredientes amazônicos é tema de oficina

Evento na faculdade FAMETRO marcou a primeira atividade do produto 3 ligado ao Cecane/IFAM.
por publicado: 23/05/2022 16h59 última modificação: 23/05/2022 16h59

A culinária amazônica é reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil e tem grande potencial para enriquecer o cardápio da merenda escolar. Na última quinta-feira, 19 de maio, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/IFAM) participou da mesa da Sociobiodiversidade, na Faculdade FAMETRO.

Com uma mesa repleta de saberes e sabores, os estudantes do 3º período do curso superior de Agroecologia, do Campus Manaus Zona Leste, estiveram presentes na atividade orientada pela professora Janaína Aguiar, extensionista do Cecane/IFAM e responsável pela formação de merendeiras - Enriquecimento nutricional com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Um dos objetivos do Cecane/IFAM é a regionalização dos cardápios da merenda escolar com a inserção das PANCs e de produtos à base de pescado. E para popularizar os ingredientes amazônicos junto aos estudantes, o Cecane/IFAM irá promover a capacitação profissional de merendeiras que atuam nas escolas da Rede Pública de Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba, Maués e Manacapuru, além de ofertar cursos para a elaboração de cardápios regionalizados e com a inserção das PANCs.

Sobre os Cecanes

Promover políticas de segurança alimentar e nutricional é um dos pilares do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). E para executá-lo, os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) surgiram como unidades de apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na região Norte, o CECANE atualmente é executado pelo Instituto Federal do Amazonas (Cecane/IFAM), a Universidade Federal do Amazonas (Cecane/UFAM), Universidade Federal do Pará (Cecane/UFPA) e Universidade Federal do Tocantins (Cecane/UFT).