#IFAMCMC
O mês de maio é alusivo ao Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o IFAM Campus Manaus-Centro não poderia ficar de fora dessa campanha, que deve ser uma bandeira de luta ao longo de todo o ano.
O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Você sabe porque essa data foi escolhida?
Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Como foi o caso?
Em 18 de maio de 1973, Araceli não retornou para casa depois da escola e seu pai, pensando se tratar de um sequestro, começou a distribuir fotografias da menina aos jornais locais a fim de encontrá-la.
Desaparecimento de Araceli foi divulgado nos jornais da época no ES
(Foto: CEDOC/ A Gazeta)
No dia 24 de maio daquele ano, o corpo de uma criança foi encontrado em uma região de mata, atrás de um hospital infantil em Vitória (ES). Infelizmente, tratava-se de Araceli. Seu corpo estava em avançado estado de decomposição e desfigurada.
Autores do crime e impunidade
A justiça chegou a três suspeitos:
- Dante de Barros Michelini (Dantinho);
- Dante de Brito Michelini (pai de dantinho);
- Paulo Constanteen Helal.

Os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes só cresce no Brasil.
Dados do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024 apontam que entre as notificações de violência sexual ocorrida contra crianças e adolescentes, a maioria das vítimas são do sexo feminino. Além disso, a publicação verificou dados interessantes sobre a localidade em que a violência ocorre: em 68,7% dos casos, ou seja, na maior parte, o abuso ocorreu no ambiente residencial. Outros locais relevantes são a escola e as vias públicas, que figuraram em 3,9% e 5,3% das notificações em 2022, respectivamente.
Diante de qualquer violação de direito não se cale. Disque 100.
A Coordenação Multiprofissional em Saúde (CMS), por meio do Setor de Serviço Social, promove anualmente ações internas no IFAM-CMC para dar visibilidade à campanha nacional "18 de Maio", fortalecendo a conscientização da comunidade acadêmica sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.