Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > DIRETORIAS > Ensino > Diretoria de Ensino > Plano de Acesso, Permanência e Êxito

Notícias

Plano de Acesso, Permanência e Êxito

por publicado: 27/06/2025 13h30 última modificação: 27/06/2025 13h30

Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes (PAPE) – CMC/IFAM

O Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus Centro (IFAM/CMC) elaborou seu Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes (PAPE), com vigência entre 2023 e 2024, como forma de diagnosticar os principais desafios relacionados à evasão e retenção estudantil e propor soluções que garantam o direito à educação de qualidade, inclusiva e transformadora.

📌 Objetivos do Plano

  • Promover ações de combate à evasão e retenção.

  • Melhorar os índices de acesso, permanência e êxito dos estudantes.

  • Diagnosticar causas da evasão e orientar ações interventivas.

  • Estimular o trabalho integrado entre ensino, pesquisa e extensão.

👥 Público-Alvo

Estudantes dos cursos técnicos (integrados, subsequentes e PROEJA), de graduação (licenciaturas, bacharelados, engenharias) e de pós-graduação.

🏫 Sobre o Campus

O IFAM/CMC oferece:

  • Cursos Técnicos em áreas como Edificações, Eletrotécnica, Química, Mecânica, Informática, Meio Ambiente, entre outros.

  • Graduação em licenciaturas, engenharias e tecnologias.

  • Pós-graduação lato e stricto sensu, com destaque para o Mestrado e Doutorado em Ensino Tecnológico.

📊 Diagnóstico de Evasão e Retenção (2019–2021)

  • Evasão média nos cursos técnicos integrados: 17%.

  • Cursos técnicos subsequentes: evasão de 13% e retenção de 85%.

  • Graduação: evasão média de 31,5%, com cursos apresentando índices superiores a 40%.

🔍 Principais Causas Identificadas

  • Fatores Individuais: dificuldades de adaptação à vida acadêmica, desmotivação, problemas pessoais e familiares.

  • Fatores Internos: metodologias inadequadas, falta de professores, carga horária intensa, estrutura curricular.

  • Fatores Externos: vulnerabilidade social, necessidade de trabalhar, gravidez, falta de interesse.

🛠️ Medidas Propostas

  • Reforço escolar com monitorias e tutorias.

  • Recepção e acolhimento de calouros.

  • Orientações psicopedagógicas e escuta ativa.

  • Rodas de conversa, palestras motivacionais, atividades culturais e de integração.

  • Reestruturação curricular e flexibilização de horários.

📈 Acompanhamento e Avaliação

O plano prevê monitoramento contínuo das ações por meio de reuniões, formulários e análise de indicadores, promovendo melhorias contínuas com participação ativa da comunidade acadêmica.


📥 Baixe o documento completo: Clique aqui para baixar o PAPE – CMC/IFAM (2023-2024)