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Curso Online de Empreendedorismo Social
Objetivo
- O objetivo central do curso é desenvolver nos cursistas as competências necessárias a uma compreensão crítica, avaliação e tomadas de decisão corretas no que toca ao desenvolvimento de projetos de empreendedorismo com foco na criação de valor social nas comunidades em que se inserirem e na resolução de problemas sociais existentes nessa comunidade, familiarizando o aluno-cursista com a linguagem, conceitos e definições, bem como o mercado de trabalho dessa área profissional em crescimento.
CARGA HORÁRIA TOTAL
- 20 horas /aula
CARGA HORÁRIA DIÁRIA
- Duas horas/aula
- Turma 01 – 14:00 às 16:00
- Turma 02 – 16:00 às 18:00
- De 11/04/2016 até 26/04/2016
- 20 alunos cursistas por turma
PÚBLICO ALVO
- O público alvo é a população residentes na cidade Manaus com conhecimentos no uso de computador e recursos internet. Serão destinadas 25% das vagas a pessoas com surdez que possuam alfabetização bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e língua portuguesa escrita e atendam aos demais critérios de seleção, a saber, conhecimentos no uso de computador e recursos da internet.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Empreendedorismo: Perpectiva global
- Empreendedorismo na Região Norte do Brasil
- Motivações para empreender: O problema social
- Empreendedorismo Social – Definições e delimitações
- O empreendedor social é um líder inspirador
- Liderança e liderados
- Equipe que trabalha unida faz a diferença na vida de muitos
- Características do Negócio Social
- O sucesso nos negócios sociais
METODOLOGIA
- A metodologia de ensino utilizada baseia-se no processo de “aprender a aprender”, considerando que aprender é entender algo que não se entendia antes, e o “aprender a aprender” é descobrir qual a melhor maneira de fazer isso. De acordo com Perrenoud (2000), busca-se o desenvolvimento de competências através do trabalho por problemas e por projetos, propondo tarefas complexas e desafios que encorajem os alunos a impulsionar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los”, pressupondo uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a sociedade onde o aluno está inserido, e que prepara o aluno para entender e transformar o mundo em que vive.
AVALIAÇÃO
- A avaliação é continua e processual baseada em diversos instrumentos. Avalia-se a evolução das ideias dos alunos e a dinâmica da classe. Sendo assim, serão propostas tarefas que deverão ser realizadas de forma colaborativa. Essa proposição visa facilitar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e análise da informação, de resolução de problemas e o confronto de ideias e opiniões. Considerando a natureza e os objetivos do curso será adotada uma abordagem essencialmente prática, baseada na análise de situações concretas que, problematizadas, possibilitarão aos alunos a aplicação e o aprofundamento dos conceitos adquiridos.
A avaliação considerará os seguintes aspetos: O desempenho do aluno nos trabalhos de grupo e a sua participação nas discussões e debates; a construção de um portfolio individual que inclua reflexões sobre os temas tratados nas aulas.
A frequência será observada pelos registros de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, verificando a assiduidade. A aprovação será condicionada a realização das atividades e frequência no curso de forma a perfazer, estatisticamente, a 75% da carga horária de aulas.
RECURSOS DIDÁTICOS
- O curso será executado na forma de ensino online em ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle. Os recursos didáticos a serem usados são vídeos informativos e vídeos de palestras temáticas, estudos dirigidos com uso de artigos jornalísticos e relatórios estatísticos.
RECURSOS MATERIAIS
- Serão disponibilizados computadores para apoio as atividades dos cursistas.
AMBIENTES UTILIZADOS
- Será usado o laboratório de informática para apoio aos
cursistas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Carvalho, L.C. & Costa, T.G. (2015) Empreendedorismo – Uma visão global e integradora. Lisboa: Ed. Sílabo
- SEBRAE (2014) Relatório do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa. Disponível em:
- http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/gem%202014_norte.pdf
- EXAME (2015) Artigo Jornalístico “Brasil é o primeiro em ranking de empreendedorismo mundial”. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/brasil-e-o-primeiro-em-ranking-de-empreendedorismo
Informação Adicional
- Endereço para inscrição online http://goo.gl/forms/BksRLmrqX5