Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > IFAM-CMC: Professor publica artigo na Acta Amazônica

Notícias

IFAM-CMC: Professor publica artigo na Acta Amazônica

O professor Elson Antonio Sadalla Pinto é um dos autores do trabalho que teve como objetivo identificar o gene codificador do hormônio de crescimento do tambaqui - espécie de peixe nativa da Amazônia mais cultivada nas pisciculturas regional e nacional.
por publicado: 28/05/2024 09h57 última modificação: 20/06/2024 11h04

03.jpg

 

O Prof. Dr. Elson Antonio Sadalla Pinto, docente da área de Biologia do IFAM Campus Manaus Centro (IFAM-CMC), em conjunto com pesquisadores de outras instituições, teve nesta semana o seu artigo científico publicado na revista ACTA AMAZONICA, uma das principais revistas de divulgação científica de pesquisas sobre a Amazônia. O artigo com o título em inglês “Extracellular expression, purification and bioreactor production of tambaqui (Colossoma macropomum) growth hormone in the yeast Komagataella phaffii (formerly Pichia pastoris)” teve o objetivo de identificar o gene codificador do hormônio de

01.jpg

crescimento do tambaqui - espécie de peixe nativa da Amazônia mais cultivada nas pisciculturas regional e nacional -, e, introduzir este gene na levedura Pichia pastoris, a qual adquiriu a capacidade de produzir o hormônio de crescimento recombinante de tambaqui quando cultivada em biorreator. Segundo o Prof. Elson Sadalla, “o hormônio de crescimento é uma proteína com importantes propriedades anabólicas, capaz de acelerar o crescimento de peixes em piscicultura, impactando positivamente sobre o desempenho zootécnico ao longo do ciclo produtivo”. A maior parte da pesquisa foi desenvolvida ao longo de seu doutoramento em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, contudo, segundo o Prof. Sadalla “o volume global de resultados apresentados no artigo foi fruto de um trabalho colaborativo entre pesquisadores do INPA, UFAM, IFAM, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, EMBRAPA AMZÔNIA ORIENTAL e UFRJ”.

A pesquisa foi pioneira na produção heteróloga do hormônio de crescimento de uma espécie de peixe amazônica e a “possibilidade de utilização deste hormônio no cultivo de peixes amazônicos representa a chegada de uma nova fase para a piscicultura regional e nacional, fase está conhecida como Biotecnologia Aquática, baseada no uso de biomoléculas com efeitos precisos sobre a saúde e o desempenho zootécnicos de peixes em pisciculturas, geralmente superiores àqueles alcançados pelo uso das técnicas de manejo tradicional”, afirmou o Prof. Sadalla.

WhatsApp Image 2024-04-26 at 10.36.50.jpeg

“ Espera-se que o “trabalho sirva de base para a realização de futuras pesquisas biotecnológicas de expressão heteróloga de hormônios de crescimento de outras espécies de peixes amazônicos com potencial para piscicultura”.