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Mestrandos em Ensino Tecnológico do IFAM apresentam trabalho no 2.° Encontro de Tecnologia Social da Amazônia no INPA
No dia 26 de junho de 2025 os mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) Abyner Fonseca de Lima (Orientadora: Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco), Jander Ramires Rodrigues Silva (Orientadora: Dra. Juliana Mesquita Vidal Martinez de Lucena) e Jhiemelle Amanda da Silva Rocha (Orientadora: Dra. Lucilene da Silva Paes), apresentaram o artigo “As possíveis contribuições das tecnologias educacionais no ensino superior” na sessão presencial do eixo temático 6: Tecnologias Sociais e Inclusão Educacional, no auditório da biblioteca – prédio 7 do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no 2.° Encontro de Tecnologia Social da Amazônia, que conforme os organizadores tem por objetivo estabelecer-se como um fórum regional de discussões sobre tecnologia social da Amazônia.
A sessão foi coordenada pelo Mestrando Jonathan Alves Cipriano (UNAMA) e pela Doutoranda Cleane da Silva Nascimento (UFRR), e contou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos em diversos Estados do Brasil que envolve a Tecnologia Social e Educação. O artigo apresentado pelos mestrandos do PPGET tinha por objetivo analisar como as tecnologias educacionais podem contribuir para o ensino superior e a relação com a tecnologia social. O fruto da pesquisa nasceu do trabalho final da disciplina “Contribuições da História da Ciência e da Tecnologia para o Ensino Tecnológico”, ministrada pelo Doutor Davi Avelino Leal.
O Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico do IFAM é coordenado pela Dra. Cinara Calvi Anic Cabral, e as atividades desenvolvidas nas aulas do mestrado foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa do trabalho apresentado, por dá aporte científico, bem como a ajuda de recursos fornecidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Por fim, o evento é de alta relevância acadêmica e social, e com isso espera-se o desenvolvimento de novas pesquisas que contribuam ainda mais para a promoção da Tecnologia Social e Educação na região Amazônica.