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Normas de publicação da Revista Igapó

por PPGI publicado: 06/04/2021 09h18 última modificação: 06/04/2021 09h18

A Revista Igapó/IFAM aceita para publicação artigos científicos originários de pesquisa acadêmica que discutam questões contemporâneas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão sob a vertente da Educação Profissional e Tecnológica, assegurando seu caráter científico nas diversas áreas do conhecimento. Os artigos poderão ser originários de monografias, dissertações, teses, projetos de extensão, de iniciação científica ou trabalhos de iniciativa individual.

 

Os artigos não serão devolvidos aos seus autores, mesmo os que não sejam publicados permanecerão no arquivo da instituição. O envio de trabalho implica a cessão de direitos autorais para a edição do volume da revista em que for publicado.

 

Os autores poderão ser da comunidade acadêmica do IFAM e de outras instituições de ensino nacional ou estrangeira.

 

Todo o artigo recebido será submetido ao parecer do Conselho Editorial da Revista Igapó/ IFAM.

 

 A submissão à Revista Igapó/IFAM deve seguir:

Orientações Gerais:

  1. Os artigos devem ser enviados para o e-mail: revistaigapo@ifam.edu.br;
    1. O número de páginas deverá ser entre 8 a 12, mínimo e máximo. Outros detalhes devem ser observados no link “Modelo de Artigo” (http://www2.ifam.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-e-inovacao/ppgi/igapo/manual-igapo)
    2. Arquivos provenientes do programa Word;
      1. A página deverá ser em formato A4 com margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm;
      2. Arquivos gráficos gerados em programas específicos devem ser exportados para os formatos EPS (Encapsulated Postscript), Bmp (bitmap ou mapeamento de bits) ou Tif), configurados para a manutenção da qualidade;
      3. Arquivos jpg e/ou convertidos para Bmp ou Tif não são recomendados, pois usam compressão de dados com redução de qualidade.
      4. Com a finalidade de garantir a qualidade da Revista Igapó, mapas, figuras, fotografias, quadros, tabelas, esquemas, organogramas, fluxogramas, ilustrações, fórmulas, entre outros elementos presentes no corpo do artigo, devem ser encaminhados, individualmente, para avaliação do conselho editorial. Com resolução mínima de 225 dpi.
      5. O artigo deve ser inédito e obedecer a seguinte estrutura:

 

1.Cabeçalho:

  1. Título do artigo - deve ser acompanhado de subtítulo, quando necessário. O título deve ser claro, conciso, objetivo e não deve conter abreviaturas. Título em maiúsculo, negrito e fonte Myriad Pro ou Arial, tamanho 14.
  2. Nome do autor - colaboradores ou co-autores por extenso, negrito, com indicações da instituição a que pertence ou pertencem e e-mail para correspondência, fonte Myriad Pro ou Arial, tamanho 12. Colocar em nota de rodapé as seguintes credenciais do(s) autor(es): maior titulação e vinculação institucional (caso haja), fonte Myriad Pro ou Arial, tamanho 10.
  3. Resumo - conteúdo do trabalho com, no máximo, 300 palavras, fonte Myriad Pro ou Arial, tamanho 12, espaçamento simples. O Resumo deve estar estruturado em: a) assunto da pesquisa, com problematização e relevância; b) Objetivos; c) Metodologia; d) Resultados.
  4. Palavras-chave – indicação dos 4 (quatro) termos essenciais que vão ajudar na elaboração de um índice de assuntos e os mesmos termos em língua inglesa. Fonte Myriad Pro ou Arial, tamanho 12, espaçamento simples, separados por vírgula.
  5. Título em inglês - semelhante ao título em língua vernácula. Título em maiúsculo, negrito e fonte Myriad Pro ou Arial, tamanho 14.
  6. Abstract – resumo em língua inglesa.
  7. Key words - 4 (quatro) termos, fonte Myriad Pro ou Arial, tamanho 12, espaçamento simples, separados por vírgula.
  8. Layout - As margens superior, inferior, direita e esquerda deverão possuir 2,0 cm.
  9. Configurações - O texto deve ser escrito no programa Word, com fonte Myriad Pro ou Arial, configurado para folha do tamanho A4 (210x297mm), sem numeração, com espaço simples, tamanho 12, com espaçamento de 6 pontos antes e 6 depois entre os parágrafos. Os subtítulos, que correspondem às seções (Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados, Considerações finais e Referências), devem ser escritos em negrito, tamanho 12, alinhados à esquerda, com espaçamento de 6 pontos antes e 6 depois. Não submeter materiais em formato PDF.

 

2. Texto (fonte Myriad Pro ou Arial, tamanho 12, espaçamento simples, 6 pontos antes e 6 depois a cada parágrafo):

  1. Introdução – apresentação do assunto que vai ser tratado, juntamente com sua relevância, justificativa para a sua realização, os objetos do estudo, a originalidade, a problemática da pesquisa, a hipótese do estudo e a lógica que guiou o trabalho científico.
  2. Desenvolvimento – deve obedecer ao apresentado na introdução, com divisões e subdivisões adequadas às normas técnicas, com Fundamentação Teórica, Metodologia e Resultados.
  3. Citações – deve-se seguir o sistema da ABNT - norma NBR 10520:2002. As citações breves de até três linhas devem integrar o texto com fonte do mesmo tamanho; as citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm, sem recuo na primeira linha, fonte 10.
  4. Tabelas – Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, seguido do título em espaço simples na parte superior. No rodapé da tabela, indicar a fonte e outras informações relevantes.  As informações contidas no topo e no rodapé da tabela devem estar centralizadas, com fonte tamanho 10 no rodapé da tabela.
  5. Ilustrações ou figuras complementares – quadros, mapas, plantas, fotografias, organogramas e gráficos devem ser titulados na parte superior, centralizado, com a palavra designativa “Figura” e numerados na sequência numérica em algarismo arábico seguido do título, com fonte tamanho 12. Se houver, indicar a legenda de forma breve, com fonte tamanho 10 no rodapé da “Figura”.
  6. Notas – devem ser exclusivamente de natureza essencial. Referências a autores e outros textos devem ficar inseridas no interior do parágrafo, como o nome do autor ou da fonte, data e página se for o caso.
  7. Siglas e abreviaturas – devem ser apresentadas e acompanhadas de sua respectiva decodificação.
  8. Considerações finais – deve conter as conclusões do assunto tratado, em respostas à introdução. Uma breve síntese do apresentado anteriormente.

 

 3. Agradecimentos: quando for o caso, devem ser localizados após a conclusão e anteceder as referências bibliográficas.

4. Referências: fontes utilizadas e expressamente mencionadas no decorrer do texto. As referências devem ser justificadas, em espaço simples sem separação entre si.

5.  Processo de Avaliação: na avaliação do artigo, o Comitê Editorial obedecerá aos seguintes critérios:

  • Qualidade técnico-científica dos trabalhos;
  • Relevância do assunto;
  • Originalidade;
  • Normas de publicação;
  • Estrutura conforme ABNT.

A qualidade técnico-científica é associada a conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico e citação de referências ligadas ao assunto.

No caso da relevância, é observada a importância do assunto para a área de conhecimento.

O caráter inédito e inovador do trabalho está relacionado ao tema originalidade.

Clareza, gramática e ortografia, formatação do texto, figuras, tabelas, entre outros itens que se baseiam no Modelo de Artigo da Revista Igapó/IFAM são itens observados nas Normas de Publicação do trabalho que deve obedecer ao rigor técnico científico.

A qualidade na organização dos tópicos do trabalho, apresentados com estrutura lógica, determinam sobre a forma do artigo científico, em conformidade com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).