ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Educação Inclusiva
A partir desta área serão abordados os principais desafios da educação contemporânea, a ressignificação dos sentidos da educação e os fundamentos, pressupostos e práticas da Educação Especial e Inclusiva e do uso de Tecnologias Educação Inclusiva Digitais de Informação e Comunicação nesse processo, por meio da formação de professores.
A formação proposta será articulada com a necessidade de que a escola crie uma cultura inclusiva, uma vez que a escola inclusiva não é feita de boas intenções, mas sim de ações concretas e planejadas. Os profissionais precisam envolver-se em um projeto coletivo, que passa por uma reformulação do espaço escolar como um todo, desde o espaço físico, a dinâmica e manejo de sala de aula, passando por currículo, metodologia e estratégia de ensino, formas e critérios de avaliação e a própria gestão escolar.
LINHAS DE PESQUISA
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
A linha contempla pesquisas e estudos epistemológicos, políticos e históricos referentes à Educação Especial numa nova perspectiva de atuação, qual seja, o vínculo com a constituição de espaços educacionais inclusivos. Busca analisar as implicações epistemológicas e políticas contemporâneas relacionadas às práticas educacionais, com ênfase na gestão de sistemas escolares, nos recursos de suporte pedagógico especializado, na construção, implantação e usabilidade de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como aspectos favorecedores e inovadores para a escolarização dos estudantes, garantindo-lhes o direito de aprendizagem e desenvolvimento nessa área de conhecimento.
Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Macroprojeto 1 - Comunicação, memória e atenção: práticas educativas na escola e na família no estudo do espectro autista
Docente Responsável: Antonio Carlos Batista de Souza
Macroprojeto 2 - Inclusão, Acessibilidade e Políticas Educacionais
Docente Responsável: Dalmir Pacheco de Souza
Macroprojeto 3 – Metodologias ativas e práticas integradoras para o Ensino de Matemática na Educação Inclusiva
Docente Responsável: Darlane Cristina Maciel Saraiva
Macroprojeto 4 - Estratégias para o Ingresso, Permanência e Êxito na Educação Inclusiva em espaços escolares
Docente Responsável: Juliano Milton Kruger
Macroprojeto 5 - Ações e Espaços Educacionais Inclusivos
Docente Responsável: Paulo Marreiro dos Santos Júnior
Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
A linha contempla pesquisas e estudos referentes à conceituação sobre Educação e Inovação tecnológica e estrutura para o desenvolvimento de educação mediada por tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva. Busca analisar metodologias ativas de ensino e de aprendizagem baseada em uso de tecnologias digitais, redes sociais como espaços educativos, jogos digitais e a aprendizagem. Aborda ainda estudo e análise de mobilidade na sala de aula, Projetos, inclusão digital e cidadania, bem como conceituação e análise da Tecnologia Assistiva como área de conhecimento e recursos e sua aplicabilidade no contexto educacional inclusivo.
Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
Macroprojeto 6 – Metodologias ativas e aprendizagem baseada no uso de tecnologias para o Ensino de Ciências na Educação Inclusiva
Docente Responsável: Elson Antonio Sadalla Pinto
Macroprojeto 7 – Uso de aplicativos, guiados ou não por inteligência artificial, na prática de ensino de química na perspectiva inclusiva
Docente Responsável: Joab Souza dos Santos
Macroprojeto 8 – Atividades investigativas na educação inclusiva para o ensino das ciências
Docente Responsável: José Galúcio Campos
Macroprojeto 9 – Explorando Sinergias entre Tecnologia Assistiva, Inovação Tecnológica e Desenho Universal de Aprendizagem para Promover a Acessibilidade e Usabilidade para o contexto na Educação Inclusiva
Docente Responsável: Viviane Gomes da Silva
Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva
A linha contempla pesquisas e estudos relacionados diretamente às práticas educacionais e aos processos formativos de educadores (inicial, continuada e em serviço) para atuação pedagógica na diversidade, contemplando os princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e aprendizagem e as inovações pedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial ou etnocultural. Os estudos se concentram nos aspectos relacionados à organização da escola para garantir a formação de educadores numa perspectiva inclusiva, a partir da análise de práticas, desenvolvimento curricular, adequações de recursos ou métodos pedagógicos e em procedimentos que possibilitem o êxito na escolarização dos estudantes.
Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva
Macroprojeto 10 - Análise e Aperfeiçoamento das Práticas e Processos Formativos de Educadores na Educação Escolar Indígena: Modelos de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo
Docente Responsável: Alessandra de Souza Fonseca
Macroprojeto 11 - A Dimensão Subjetiva da Educação Inclusiva em contexto amazônico: um estudo a partir das praticas e processos de formação docente
Docente Responsável: Josemar Farias da Silva
Macroprojeto 12 - A contribuição dos Estudos das Implicações relacionadas a Efetivação da Inclusão Escolar
Docente Responsável: Kátia Maria Guimarães Costa