Você está aqui: Página Inicial > PROFEI > PROFEI > Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Educação Inclusiva

A partir desta área serão abordados os principais desafios da educação contemporânea, a ressignificação dos sentidos da educação e os fundamentos, pressupostos e práticas da Educação Especial e Inclusiva e do uso de Tecnologias Educação Inclusiva Digitais de Informação e Comunicação nesse processo, por meio da formação de professores.

A formação proposta será articulada com a necessidade de que a escola crie uma cultura inclusiva, uma vez que a escola inclusiva não é feita de boas intenções, mas sim de ações concretas e planejadas. Os profissionais precisam envolver-se em um projeto coletivo, que passa por uma reformulação do espaço escolar como um todo, desde o espaço físico, a dinâmica e manejo de sala de aula, passando por currículo, metodologia e estratégia de ensino, formas e critérios de avaliação e a própria gestão escolar.

LINHAS DE PESQUISA

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

A linha contempla pesquisas e estudos epistemológicos, políticos e históricos referentes à Educação Especial numa nova perspectiva de atuação, qual seja, o vínculo com a constituição de espaços educacionais inclusivos. Busca analisar as implicações epistemológicas e políticas contemporâneas relacionadas às práticas educacionais, com ênfase na gestão de sistemas escolares, nos recursos de suporte pedagógico especializado, na construção, implantação e usabilidade de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como aspectos favorecedores e inovadores para a escolarização dos estudantes, garantindo-lhes o direito de aprendizagem e desenvolvimento nessa área de conhecimento.

Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Macroprojeto 1 - Comunicação, memória e atenção: práticas educativas na escola e na família no estudo do espectro autista

O direito de aprendizagem, com espaços educacionais inclusivos, aos alunos em qualquer nível de autismo, tendem a se fortalecer através do diagnóstico precoce, o tratamento especializado e a educação adequada. Pretende-se com esse projeto verificar as práticas educativas em uma abordagem psicopedagógica, a fim de apresentar, em conjunto – escola, família, equipe capacitada – recomendações ou práticas adequadas. A atuação dos profissionais da escola (currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicas) é fundamental, uma vez que muitos casos de autismo foram percebidos primeiramente no ambiente escolar.

Docente Responsável: Antonio Carlos Batista de Souza

Macroprojeto 2 - Inclusão, Acessibilidade e Políticas Educacionais

Visa investigar os múltiplos desafios a acerca das políticas educacionais em relação a inclusão e acessibilidade das pessoas da educação especial. A ideia principal é a necessidade de problematizar sobre a importância da inclusão no espaço de aprendizagem e contribuir para o debate acerca das políticas publicas relacionadas à acessibilidade universal. A análise proposta está estruturada em: apresentação histórica conceitual acerca da inclusão e acessibilidade; desenho universal; os movimentos sociais das pessoas com deficiência; aportes normativos; reflexão em torno das políticas públicas inclusivas.

Docente Responsável: Dalmir Pacheco de Souza

Macroprojeto 3 – Metodologias ativas e práticas integradoras para o Ensino de Matemática na Educação Inclusiva

Buscar alinhar na discussões teóricas e epistemológicas na abrangência da ação docente mediada por Metodologias Ativas no Ensino de Matemática na Educação Inclusiva. Investigar como e quais a Metodologias Ativas são potencialmente significativas para o Ensino de Matemática considerando as possíveis adaptabilidades na associação com a Educação Inclusiva.

Docente Responsável: Darlane Cristina Maciel Saraiva

Macroprojeto 4 - Estratégias para o Ingresso, Permanência e Êxito na Educação Inclusiva em espaços escolares

Visa explorar e identificar estratégias que promovam o ingresso, a permanência e o êxito de estudantes com necessidades especiais no sistema educacional regular. A pesquisa focará em medidas práticas e teóricas que já vem e possam ser implementadas nas escolas para garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, mentais ou sociais, tenham igual acesso à educação de qualidade e oportunidades para alcançar sucesso acadêmico e pessoal.

Docente Responsável: Juliano Milton Kruger

Macroprojeto 5 - Ações e Espaços Educacionais Inclusivos

Visa o desenvolvimento de temáticas com implicações epistemológicas e políticas contemporâneas relacionadas às práticas educacionais na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva, com ênfase em: Gestão de Sistemas Escolares; Atendimento Educacional Especializado; Recursos Pedagógicos e Metodológicos Especializados; Construção, Implantação e Uso de Tecnologias Digitais na Perspectiva da Educação Especial e Inclusiva; Formas de Ensinar, Aprender e se Relacionar na Perspectiva da Educação Especial e Inclusiva e demais ações que englobem espaços formais e não formais de educação que se voltem à Educação Especial e Inclusiva.

Docente Responsável: Paulo Marreiro dos Santos Júnior

Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva

A linha contempla pesquisas e estudos referentes à conceituação sobre Educação e Inovação tecnológica e estrutura para o desenvolvimento de educação mediada por tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva. Busca analisar metodologias ativas de ensino e de aprendizagem baseada em uso de tecnologias digitais, redes sociais como espaços educativos, jogos digitais e a aprendizagem. Aborda ainda estudo e análise de mobilidade na sala de aula, Projetos, inclusão digital e cidadania, bem como conceituação e análise da Tecnologia Assistiva como área de conhecimento e recursos e sua aplicabilidade no contexto educacional inclusivo.

Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva

Macroprojeto 6 – Metodologias ativas e aprendizagem baseada no uso de tecnologias para o Ensino de Ciências na Educação Inclusiva

Busca alinhar a importância das metodologias ativas e das tecnologias disponíveis atualmente para o ensino-aprendizagem de Ciências na Educação Inclusiva. Investigar como e quais a Metodologia Ativas e tecnologias disponíveis atualmente são potencialmente significativas para o Ensino-aprendizagem de Ciências, considerando as possíveis adaptabilidades na associação com a Educação Inclusiva.

Docente Responsável: Elson Antonio Sadalla Pinto

Macroprojeto 7 – Uso de aplicativos, guiados ou não por inteligência artificial, na prática de ensino de química na perspectiva inclusiva

Aproveitando-se dos novos aplicativos surgindo diariamente, muitos destes baseados em inteligência artificial ou não, então sendo desenvolvidos para atender a muitos públicos, cabe a comunidade acadêmica a aplicação destes e suas muitas vertentes na prática de ensino, em particular, de química para proporcionar inclusão digital. As atividades devem começar com a seleção de aplicativos que apresentem potencial para uso, inclusive fazer um banco destes aplicativos e em quais áreas podem atuar, e com as adaptações inerentes, atender as áreas afins da educação na disciplina química e nas subáreas por ela contempladas.

Docente Responsável: Joab Souza dos Santos

Macroprojeto 8 – Atividades investigativas na educação inclusiva para o ensino das ciências

Emprega a abordagem didática do ensino de ciências por investigação (EnCI) para favorecer o desenvolvimento de habilidades intelectuais (cognitivas) e procedimentais voltadas à aprendizagem das ciências naturais. Por meio do desenvolvimento destas habilidades é possível vislumbrar um caminho de autonomia de aprendizado. Ademais, para situações em que o estudante tenha dificuldade ou transtorno de aprendizagem, – fenômeno cada vez mais presente nas escolas –, o desenvolvimento de tais habilidades é mandatório. Neste contexto, as atividades didáticas, as metodologias e as estratégias de ensino devem respeitar as necessidades de inclusão do estudante. O EnCI vem, exatamente, ao encontro dessa necessidade, colocando o estudante em contato direto com os objetos de aprendizagem através de situações práticas, que lhe exige a atividade, a ação. Por fim, registro que o racionalismo e o empirismo são as bases epistemológicas imbricadas nessa proposta, porque ambas dão suporte para o cognitivismo. Este último é o marco teórico desse projeto.

Docente Responsável: José Galúcio Campos

Macroprojeto 9 – Explorando Sinergias entre Tecnologia Assistiva, Inovação Tecnológica e Desenho Universal de Aprendizagem para Promover a Acessibilidade e Usabilidade para o contexto na Educação Inclusiva

Visa investigar as interseções harmoniosas entre o uso da tecnologia assistiva, inovação tecnológica, acessibilidade, usabilidade e Desenho Universal de Aprimoramento (DUA) para colaborar e aprimorar a educação inclusiva mediada por recursos digitais, tecnologias educativas, jogos educativos digitais, redes sociais e afins.

Docente Responsável: Viviane Gomes da Silva

Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

A linha contempla pesquisas e estudos relacionados diretamente às práticas educacionais e aos processos formativos de educadores (inicial, continuada e em serviço) para atuação pedagógica na diversidade, contemplando os princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e aprendizagem e as inovações pedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial ou etnocultural. Os estudos se concentram nos aspectos relacionados à organização da escola para garantir a formação de educadores numa perspectiva inclusiva, a partir da análise de práticas, desenvolvimento curricular, adequações de recursos ou métodos pedagógicos e em procedimentos que possibilitem o êxito na escolarização dos estudantes.

Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

Macroprojeto 10 - Análise e Aperfeiçoamento das Práticas e Processos Formativos de Educadores na Educação Escolar Indígena: Modelos de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo

Busca analisar e aprimorar as práticas e processos formativos de educadores na Educação Escolar Indígena, com o intuito de desenvolver modelos sustentáveis e culturalmente relevantes que promovam a eficácia do ensino e a valorização das tradições culturais indígenas. Este macroprojeto oferece uma abordagem estruturada e abrangente para a análise e aprimoramento das práticas e processos formativos na Educação Escolar Indígena, com um foco em resultados sustentáveis e impacto positivo a longo prazo.

Docente Responsável: Alessandra de Souza Fonseca

Macroprojeto 11 - A Dimensão Subjetiva da Educação Inclusiva em contexto amazônico: um estudo a partir das praticas e processos de formação docente

Considerando a dimensão subjetiva da realidade, esta pesquisa se ampara nos pressupostos da Psicologia Sócio-histórica que se opõe a dicotomia indivíduo-sociedade. Visa compreender em contexto amazônico, as práticas educativas e processos de formação docente sob a perspectiva da inclusão. Consideramos no escopo deste projeto, o conjunto de determinações, sejam de ordem biológica, psicossocial, cultural, socioeconômicas, ou ainda sobre o recorte de gênero ou raça que atravessam os sujeitos em seu processo de escolarização. Apesar da universalização do acesso ao ensino na educação brasileira, para alguns níveis e modalidades, a permanência e o êxito ainda se configuram como desafios a serem transpostos rumo a uma qualidade educacional socialmente referenciada. Consideramos o processo de inclusão de pessoas com e sem deficiência, como um grande desafio a ser transposto no âmbito das políticas, práticas e processos educativos. Paralelamente a estas questões, há especificidades e desafios no contexto amazônico para educação numa perspectiva inclusiva, em que se impõe a necessidade de documentar o não documentado, sistematizar informações e resultados de pesquisa acerca da temática proposta, e propor alternativas para educação neste contexto, contribuindo ainda para o avanço do conhecimento na área.

Docente Responsável: Josemar Farias da Silva

Macroprojeto 12 - A contribuição dos Estudos das Implicações relacionadas a Efetivação da Inclusão Escolar

Visa investigar as implicações relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, formação e prática docente, legislação e políticas que inviabilizam a efetivação da inclusão escolar, partindo do olhar dos profissionais e demais sujeitos envolvidos, visando colaborar com a ampliação do debate e de sugestões de direcionamentos.

Docente Responsável: Kátia Maria Guimarães Costa