Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

por publicado: 02/06/2020 17h15 última modificação: 10/06/2020 12h18

Entre os dias 18 e 22 de maio, a Coordenação de Assistência ao Educando – CAE do IFAM/ Campus Eirunepé, em conjunto com o Setor de Serviço Social, Setor de Psicologia e Setor de Saúde, promoveram a Campanha de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Com o intuito de sensibilizar e mobilizar a comunidade frente ao tema, informativos, cartilhas e vídeos foram compartilhados, motivados pela Campanha “Faça Bonito” (https://www.facabonito.org.br/participe).

Setor de Serviço Social

Este setor, por meio da Assistente Social do Campus Eirunepé, elaborou informativos sobre o dia 18 de maio, em referência ao dia em que a menina Araceli, com 8 anos de idade, foi raptada e violentada em 1973. A menina foi morta, teve seu corpo desfigurado pela ação de ácidos e, em seguida, foi carbonizada. Depois de seis dias foi encontrada em avançado estado de decomposição em um matagal na cidade de Vitória (ES).

As temáticas envolvidas na luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes foram abordadas em vídeos, com a participação dos discentes do Campus Eirunepé.

• O que é violência sexual?
  • As formas de violência sexual podem ser caracterizadas por: Abuso Sexual e Exploração Sexual.
  • Sinais de Alerta
  • Violência Física
  • Violência Psicológica
  • Abandono ou negligência
  • Trabalho infantil
  • Como agir com uma criança quando ela conta que foi abusada?
  • Como agir em caso de violência contra crianças e adolescentes

E, ainda, foram disponibilizados os contatos para efetuar as denúncias, tais como:

• Conselho Tutelar da sua cidade;
  • Disque 100– canal gratuito e anônimo;
  • Escola, com os professores;
  • Delegacias especializadas ou comuns;

Setor de Psicologia

Este setor, através do psicólogo, preparou orientações psicológicas, com dicas sobre:

• Abuso sexual. Para quem denunciar.

A primeira dica é: fale para alguém em quem você confia. Em seguida peça para um adulto lhe acompanhar e fazer a denúncia ao Conselho Tutelar, e após isso, este dará os encaminhamentos.

• Abuso sexual. Como agir se me pedirem ajuda.

Escute com atenção e acolhimento. Não fazer perguntas invasivas. Não fazer cara de espanto do tipo “não acredito que você fez isso! ”. Não fazer perguntas acusatórias. Ouvir, é apenas ouvir. Em seguida procurar o Conselho Tutelar.

• Abuso sexual. Sou obrigado a denunciar.

A denúncia é uma das formas mais eficazes de fazer com que a violência pare.

• Violência sexual. Por que procurar o Conselho Tutelar.

Procurar o Conselho Tutelar é uma importante forma de preservar a vítima.

• Violência sexual. Como fazer uma denúncia.

Primeiro passo: anote tudo o que sabe.

Segundo passo: ligue para o Conselho Tutelar e entregue todas as informações coletadas.

Terceiro passo: após 15 dias, procure o conselho tutelar e verifique as providencias tomadas.

Quarto passo: se a violência continuar, ligue para o disk 100 e relate todos os passos acima, as evidencias que você informou ao conselho tutelar, os dados dos conselheiros que te entenderam e dos dias em que você fez a denúncia.

Lembre-se: O COMBATE É TODO DIA!!

Setor de Saúde

O Setor de Saúde,  por meio do Enfermeiro e da Técnica em Enfermagem, criou  uma cartilha sobre o Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, e fez um alerta para algumas das possíveis consequências, dentre elas as mais frequentes:

• Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s
  • Gravidez na adolescência
  • Abortos clandestinos
  • Infertilidade

Fez ainda um alerta: “Esquecer é permitir, lembrar é combater. ” A ideia foi trazer à tona o diálogo entre pais e filhos, no sentido de orientá-los.

Destaca-se que, diante do atual cenário de pandemia causada pelo COVID-19, a Coordenação de Assistência ao Educando – CAE realizou todas as ações de forma remota, contando com os recursos disponíveis nas redes sociais com alcance aos alunos, servidores e familiares.