Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > Celebração do Dia Mundial do Meio-Ambiente

Celebração do Dia Mundial do Meio-Ambiente

A data foi celebrada pelo NUPA, do Campus Humaitá, e instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
por publicado: 22/06/2021 09h40 última modificação: 22/06/2021 10h32
NUPA-HUMAITÁ COMEMORA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O NUPA - Núcleo de Formação Humana e Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Humaitá, celebrou em campo o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado todo dia 5 Junho e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Como a água é o ambiente natural dos recursos pesqueiros um pequeno grupo de alunos do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros e o subcoordenador do NUPA Prof. Dr. Rafael Lustosa Maciel visitaram duas propriedades nas cercanias do Instituto: Sítio Fortaleza e a Chácara Santo Amaro. As visitas seguiram todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo IFAM e pela OMS contra a Covid-19 (uso de máscaras, uso de álcool em gel e distanciamento).

Na ocasião os alunos realizaram a análise da qualidade de água de alguns viveiros escavados onde são cultivados peixes. Foram feitas as análises de Oxigênio Dissolvido, pH, amônia, nitrito, alcalinidade e dureza. O monitoramento da qualidade da água de cultivo é essencial para o bem estar animal, e serve de subsídio ao produtor para que este possa corrigir eventuais parâmetros que estejam em desconformidade, garantindo sempre assim um melhor ambiente para os animais cultivados e consequentemente aumentando a produção.

Para a discente Emily Katrily Cruz de Freitas do primeiro semestre do Curso Técnico Subsequente em Recursos Pesqueiros a atividade “foi um momento muito rico possibilitando aos futuros técnicos aproveitarem essa oportunidade para ampliar suas experiências práticas, aprender um pouco mais sobre as interações ambientais em campo além de aprender como fazer o controle de qualidade da água e interagir com produtores já inseridos no setor aquícola regional. Sendo portanto uma ação muita rica para os alunos que buscam conhecimento para se tornarem ótimos profissionais da área”.

O NUPA- Humaitá continuará desenvolvendo ações de extensão junto aos aquicultores bem como aos pescadores do município de Humaitá e circunvizinhanças.

Fonte: NUPA, Campus Humaitá.