Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Coordenação de Extensão

Coordenação de Extensão

   A coordenação de Extensão do IFAM Campus Humaitá busca desenvolver, acompanhar e otimizar o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa, viabilizando ações entre o Instituto e a sociedade na forma de cursos, minicursos, oficinas, eventos, consultorias e projetos de extensão.

    Vinculados a esta Coordenação encontram- se ainda os seguintes setores:
- Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais
- Centro de idiomas
Núcleo de Formação Humana e Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura Familiar, Portos e Navegação - NUPA
Coordenação do Setor de Estágio

   Como prática educativa, a extensão interliga o ensino e a pesquisa com a demanda da população amazonense, consolida a formação de um profissional cidadão e se credencia junto à sociedade como espaço de produção de conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes na região. A extensão é o processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade. (FORPROEXT, 2015).

   A extensão se apoia em diversos documentos legais para realização de suas atividades:
I- Na Constituição Federal de 1988, que, em seu Artigo 207, afirma a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das Instituições de Ensino Superior (IES) e à obediência ao princípio de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão;
II- Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394, de 20 de dezembro de 1996, que, em seu Artigo 43, Inciso VII, estabelece como uma das finalidades das IES promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;
III- Na Lei N° 11.892, de 29 de dezembro de 2008 – que criou os Institutos Federais, em seus Art. 6º e 7º, que tratam das finalidades, características e objetivos desses Institutos.
  
   As ações de extensão são classificadas em:
I – Programa: Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino, envolvendo a participação de discentes.
II – Projeto: Conjunto de atividades processuais contínuas (mínimo de três meses), de caráter educativo, científico, cultural, político, social ou tecnológico com objetivos específicos e prazo determinado que pode ser vinculado ou não a um programa, envolvendo a participação de discentes.
III - Curso: Ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejado para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos.


Coordenado pelo prof. Jeferson Oliveira

Núcleos e Setores

Curso de Francês Instrumental

Curso de Francês Instrumental

20/03/2018 11h26

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus de Humaitá, divulga a abertura das inscrições para o curso de Francês (Instrumental).

Notícias

Projetos de Extensão

PROJETOS PIBEX - EDITAL N 02, DE 24 DE MARÇO DE 2017 PROEX/IFAM

Educação ambiental: uma ação necessária à sustentabilidade do planeta.
Professor/Técnico: Márcia Trigueiro Castelo Branco
Bolsista: Érica Lopes Soares

Práticas de Educação e sensibilização ambiental para crianças, adolescentes e deficientes visuais do Município de Humaitá – AM.
Professor: Pedro Augusto Costa Roriz
Bolsista: Raiane Soares Ramos
 
Flores na Escola
Professor: Jhonatas Lemos da Silva
Bolsista: Maely Oliveira Beleza
 
O lúdico para prevenir o uso/abuso de drogas entre crianças dos bairros periféricos do Município de Humaitá.
Professor: Adriano Almeida Ferreira
Bolsista: Weberton Oliveira Nogueira
 
Letramento e meio ambiente: práticas da língua inglesa sob a perspectiva ambiental em escolas públicas de Humaitá
Professor: Daianne Severo da Silva
Bolsista: Nicolly Samy Nascimento Maciel
 
 Inclusão tecnológica através da robótica educacional
Professor: Francisco Soares Lima Filho
Bolsista: Cássio Roberth Pereira Sena