Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > COVID-19 > Campus Humaitá no Combate à COVID-19

Campus Humaitá no Combate à COVID-19

Segundo a Pró-Reitora, profa. Maria Francisca Lima, “essas ações fazem parte das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, que visam prevenir o contágio do novo coronavírus, que está se alastrando no interior do Amazonas”.
por publicado: 19/06/2020 11h27 última modificação: 19/06/2020 16h24

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Humaitá, distribuiu para as comunidades carentes do município de Humaitá, distante 708 km da capital Manaus, inicialmente cerca de 4.000 (quatro mil) máscaras em convênio com a Instituição Cáritas Internacional, a ação compõem um conjunto de medidas dos Projetos de Extensão do campus Humaitá, e a PROEX/IFAM.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão, a profa. Maria Francisca Morais de Lima, “essas ações fazem parte das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, que visam prevenir o contágio do novo coronavírus, que está se alastrando no interior do Amazonas”.

5 Acaocontracovid.jpeg

“São ações necessárias que oferecem aos usuários uma proteção inicial, não sabemos quando, e até que ponto a pandemia irá perder força, porém toda proteção visa primeiramente o cuidado para que as pessoas não se contaminem, ou contaminem a outros no dia-a-dia”, lembra a Diretora Geral do Campus Humaitá, profa. Alline Penha.

3 Acaocontracovid.jpeg

Outra ação que visa à prevenção do avanço no número de casos de contaminados pela Covid-19, é a produção de Álcool Glicerinado no Laboratório de Química do Campus. Com a liberação da produção de Álcool Glicerinado pela secretaria de vigilância local, a Instituição pode contribuir na produção desse produto no próprio Laboratório de Química e distribuir às comunidades carentes como medida de combate à Covid-19.

Dessa maneira, uma equipe especializada de servidores estará operacionalizando a produção, sob a supervisão do autor do projeto, prof. Janduir Egito, Doutor em Engenharia Química. “A produção de Álcool Glicerinado no laboratório de Química do IFAM, Campus Humaitá, é uma conquista do campus, que já finalizou a adequação da estrutura do local para a produção do primeiro lote do produto”, disse o Coordenador de Extensão do campus, prof. Jurandir dos Santos.

4 Acaocontracovid.jpeg 3 Acaocontracovid.jpeg

Além de ser uma questão humanitária de saúde pública, o Coordenador de Extensão relata que a distribuição de máscaras e Álcool Glicerinado às comunidades carentes do município de Humaitá, provoca um impacto positivo na manutenção da saúde daqueles que não tem condições de adquirir o produto para a prevenção, tendo em vista que para combater esta pandemia ainda não existem medicamentos ou vacinas.

Com a produção autorizada pelos órgãos da vigilância sanitária local, bem como a chegada dos insumos e materiais adquiridos para a produção e distribuição, o ganho em conhecimento pedagógico deste projeto promove uma aprendizagem significativa - acerca do conteúdo soluções químicas, (produção, manuseio, características, e a ação de determinadas soluções químicas sobre alguns microorganismos) -, utilizando a contextualização de temas interdisciplinares e transversais, acrescenta o prof. Janduir Egito.

Segundo a chefa do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão do campus, profa. Cristiangrey Quinderé Gomes, essas ações tendem a ser ampliadas nos próximos meses, com a aquisição de impressora 3D, o próximo passo é produzir viseiras de proteção facial (face-shield) para os profissionais da área da saúde que estão envolvidos no combate a pandemia do coronavírus, ressalta ainda que parte da produção das viseiras faciais serão de uso dos servidores no campus, como parte dos equipamentos de proteção individual.

A iniciativa desse projeto é do prof. Wancley Garcia e do prof. Jurandir dos Santos, que realizaram o pedido de compra e aquisição da Impressora 3D ainda no final de 2019 para uso em projetos e em atividades de ensino aos alunos no Laboratório, “na época da aquisição não tínhamos noção da importância do uso desse equipamento na produção de viseiras como medida de proteção ao Covid-19”, afirma prof. Wancley Garcia.

De acordo com o reitor do IFAM, prof. Antonio Venâncio Castelo Branco, essas ações estão em sintonia com a missão do Instituto. “Aplicar o conhecimento acadêmico e a força de nossos nobres servidores em favor do bem-estar da população, só corrobora com a valorização do conhecimento científico que, por sua vez, é validado quando aliado ao conhecimento tradicional. Isso é ciência, é educação para a sustentabilidade” destacou o gestor, reafirmando apoio às ações de enfrentamento à Covid-19.

As aquisições de equipamentos e insumos para a produção de álcool glicerinado, ocorreram no último dia 5 de junho e passaram pelo crivo da Lei nº 13.979/2020, bem como pela determinação do art. 4º, § 2º, da Lei nº 13.979/20, consta o nome do contratado: Inovares Soluções & Licitações, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil: CNPJ; 09.381.640/0001-63, o prazo contratual: N/A, o valor: R$ 48.996,17, e o respectivo número do processo de contratação ou aquisição: 23504.000107/2020-34. (fonte, Coordenação de Compras e Licitações do campus Humaitá).

2 Acaocontracovid.jpeg 7 Acaocontracovid.jpeg

6 Acaocontracovid.jpeg