Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > Distribuição de Chips de Dados

Distribuição de Chips de Dados

Iniciativa promovida pelo IFAM, por meio do Projeto Alunos Conectados, em parceria com o MEC, no intuito de proporcionar aos alunos acesso às tecnologias digitais
por publicado: 21/05/2021 15h15 última modificação: 21/05/2021 15h24

O IFAM - Campus Humaitá disponibiliza chips com pacotes de dados para seus alunos

Os chips com pacotes de dados têm como objetivo auxiliar os discentes no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, o IFAM por conta das medidas de distanciamento social e recomendações das autoridades em saúde passou a adotar as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), mediadas ou não por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs), no âmbito dos campi, até nova determinação baseada na avaliação da Comissão Central de Enfrentamento ao COVID-19 do IFAM. Neste sentido, considerando a utilização das atividades pedagógicas não mediadas por TICs, o Campus está disponibilizando também materiais impressos, por meio do estudo dirigido, em que o aluno pode retirar em data agendada.

Esta é mais uma iniciativa promovida pelo IFAM, por meio do Projeto Alunos Conectados, em parceria com o MEC, no intuito de proporcionar aos alunos acesso às tecnologias digitais, principalmente aqueles estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade econômico-financeira, especialmente nesse momento de enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Segundo a Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, profa. Cristiangrey Quinderé Gomes, com intuito de atender somente discentes em efetiva atividades pedagógicas e que apresentam dificuldades de acesso à internet, foi necessário realizar um levantamento minucioso junto aos discentes.

Nesta dinâmica, o Campus já se encontra na 3ª remessa de entrega aos discentes. As duas primeiras remessas foram entregues, tendo por base, os discentes com benefício material didático pedagógico deferido pelo serviço social do Campus junto ao SIGAA/AE, bem como, a partir de informações da renda no perfil dos discentes devidamente matriculados e frequentando o curso na data de coleta da informação no sistema mencionado (novembro/2020). A terceira remessa contempla os discentes novatos considerando informações acadêmicas retiradas do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA (matrículas ano letivo 2021) e a aferição de renda pelo serviço social do Campus.

Ao total foram disponibilizados 427 chips para o Campus Humaitá, com configuração de volume de dados de 20 GB/mês para somente serem utilizados para transmissão (envio e recebimento) de dados, ou seja, o usuário não poderá fazer ligações telefônicas convencionais e o pacote de dados será renovado mensalmente.

Ressalta-se que, para ter direito ao recebimento do chip com pacote de dados os alunos precisam estar devidamente matriculados e ter renda per capta de 0 a 1,5 salários mínimos, sendo que essas informações devem estar registradas no SIGAA/AE.

Abaixo são apresentados alguns registros fotográficos da entrega dos chips:

Fonte: DEPE.